Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de cinemática por investigação usando robótica

This work resulted from a project developed in the Institutional Program of Extension Scholarships (PIBEX) at UFPA, Salinópolis campus. Within the field of Physics education, there exists a rich repertoire of technical terms that must be employed, posing a challenge to students' comprehension and...

ver descrição completa

Autor principal: NUNES, Joicy Beatriz de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6858
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6858
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68582024-02-28T03:05:40Z Ensino de cinemática por investigação usando robótica NUNES, Joicy Beatriz de Souza GONÇALVES, Cledson Santana Lopes http://lattes.cnpq.br/3812473912193562 Ensino por investigação Aprendizagem significativa Alfabetização cientifica Teaching by inquiry Meaningful learning Scientific literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work resulted from a project developed in the Institutional Program of Extension Scholarships (PIBEX) at UFPA, Salinópolis campus. Within the field of Physics education, there exists a rich repertoire of technical terms that must be employed, posing a challenge to students' comprehension and interest. It is the responsibility of educators to facilitate the teaching-learning process by incorporating new methodologies. To contribute to this demand, an Inquiry Teaching Sequence was developed, utilizing an experimental Arduino prototype, adopting inquiry-based teaching as a didactic approach that enables planning, questioning, and knowledge construction. The inquiry activity was conducted with first-year high school students from public schools in Salinópolis, aiming to analyze how inquiry activities, using robotics as instructional material, contribute to the development of meaningful learning. The activity facilitated scientific literacy in the field of kinematics, with a focus on Uniform Linear Motion Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme. 2024-02-27T16:38:57Z 2024-02-27T16:38:57Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NUNES, Joicy Beatriz de Souza. Ensino de cinemática por investigação usando robótica. Orientador: Cledson Santana Lopes Gonçalves. 2023. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6858. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6858 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino por investigação
Aprendizagem significativa
Alfabetização cientifica
Teaching by inquiry
Meaningful learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino por investigação
Aprendizagem significativa
Alfabetização cientifica
Teaching by inquiry
Meaningful learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
NUNES, Joicy Beatriz de Souza
Ensino de cinemática por investigação usando robótica
topic_facet Ensino por investigação
Aprendizagem significativa
Alfabetização cientifica
Teaching by inquiry
Meaningful learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work resulted from a project developed in the Institutional Program of Extension Scholarships (PIBEX) at UFPA, Salinópolis campus. Within the field of Physics education, there exists a rich repertoire of technical terms that must be employed, posing a challenge to students' comprehension and interest. It is the responsibility of educators to facilitate the teaching-learning process by incorporating new methodologies. To contribute to this demand, an Inquiry Teaching Sequence was developed, utilizing an experimental Arduino prototype, adopting inquiry-based teaching as a didactic approach that enables planning, questioning, and knowledge construction. The inquiry activity was conducted with first-year high school students from public schools in Salinópolis, aiming to analyze how inquiry activities, using robotics as instructional material, contribute to the development of meaningful learning. The activity facilitated scientific literacy in the field of kinematics, with a focus on Uniform Linear Motion
author_additional GONÇALVES, Cledson Santana Lopes
author_additionalStr GONÇALVES, Cledson Santana Lopes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NUNES, Joicy Beatriz de Souza
title Ensino de cinemática por investigação usando robótica
title_short Ensino de cinemática por investigação usando robótica
title_full Ensino de cinemática por investigação usando robótica
title_fullStr Ensino de cinemática por investigação usando robótica
title_full_unstemmed Ensino de cinemática por investigação usando robótica
title_sort ensino de cinemática por investigação usando robótica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6858
_version_ 1796836754026659840
score 11.753735