Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno

This study proposes to theme the local culture and the process of teaching and learning in the field of orality from the perspective of a teacher and student. The aim of the research is to discuss the importance of knowledge of the local culture and its influence on school students' knowledge and ho...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Rosângela Rodrigues da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6876
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6876
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68762024-03-15T13:33:11Z Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno COSTA, Rosângela Rodrigues da PIANI, Pedro Paulo Freire http://lattes.cnpq.br/6434100473666705 Cultura local Ensino e aprendizagem Oralidade Local culture Teaching and learning Orality CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS This study proposes to theme the local culture and the process of teaching and learning in the field of orality from the perspective of a teacher and student. The aim of the research is to discuss the importance of knowledge of the local culture and its influence on school students' knowledge and how teachers use this knowledge to advance the learning process aiming orality through field research, analyzed the use of these methodological resources for professionals Sao Tome School. To the study development was performed the literature review to describe the theories that addressed the agrarian question and the rural environment, the teacher educational training partner amid changes especially the rural community center Camurituba so having an understanding of the pathways that lead to this type of education quality. On field research conducted in school São Tomé, a questionnaire was given to two teachers and two students and their answers brought relevant placements about the complexity of teaching academic content without loss of their familiar knowledge, because these communities to their cultural influence is very strong with children becoming a challenge to teachers. These questionings that formed the basis for the present work. Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo. 2024-03-05T19:19:55Z 2024-03-05T19:19:55Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Rosângela Rodrigues da. Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno. Orientador: Pedro Paulo Freire Piani. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Faculdade de Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6876. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6876 Acesso Aberto via CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cultura local
Ensino e aprendizagem
Oralidade
Local culture
Teaching and learning
Orality
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
spellingShingle Cultura local
Ensino e aprendizagem
Oralidade
Local culture
Teaching and learning
Orality
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
COSTA, Rosângela Rodrigues da
Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
topic_facet Cultura local
Ensino e aprendizagem
Oralidade
Local culture
Teaching and learning
Orality
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description This study proposes to theme the local culture and the process of teaching and learning in the field of orality from the perspective of a teacher and student. The aim of the research is to discuss the importance of knowledge of the local culture and its influence on school students' knowledge and how teachers use this knowledge to advance the learning process aiming orality through field research, analyzed the use of these methodological resources for professionals Sao Tome School. To the study development was performed the literature review to describe the theories that addressed the agrarian question and the rural environment, the teacher educational training partner amid changes especially the rural community center Camurituba so having an understanding of the pathways that lead to this type of education quality. On field research conducted in school São Tomé, a questionnaire was given to two teachers and two students and their answers brought relevant placements about the complexity of teaching academic content without loss of their familiar knowledge, because these communities to their cultural influence is very strong with children becoming a challenge to teachers. These questionings that formed the basis for the present work.
author_additional PIANI, Pedro Paulo Freire
author_additionalStr PIANI, Pedro Paulo Freire
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Rosângela Rodrigues da
title Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
title_short Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
title_full Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
title_fullStr Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
title_full_unstemmed Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
title_sort cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6876
_version_ 1796836756389101568
score 11.753735