/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a 2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the beginning, students are introduced...
Autor principal: | SOUZA, Mara Nayara Monteiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6880 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68802024-03-07T03:05:46Z Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano SOUZA, Mara Nayara Monteiro de ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 0000-0003-2423-797X Ensino de matemática Coordenadas cartesianas Geoplano Teaching mathematics Cartesian Coordinates Geoplan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a 2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the beginning, students are introduced to the basic concepts of Cartesian coordinates. Then, Google Maps is incorporated as an interactive tool, allowing students to choose real geographic points as references. The geoplane functioned as a tangible element, providing a physical connection with the abstract concepts of coordinates. We suggest that students position elastic bands on the geoplane to represent points on the Cartesian plane, creating a bridge between digital representation on the map and practical manipulation on the geoplane. During the activities, students were challenged to trace routes between different points on the map, using the Cartesian coordinates learned. As a result of this study, we can conclude that: it promoted not only the understanding of mathematical concepts, but also the development of spatial analysis and problem-solving skills. The proposal provided an opportunity not only to consolidate the understanding of Cartesian coordinates, but also stimulated critical thinking and the practical application of this knowledge in real-world situations, using Google Maps technology as an enriching educational resource. O objetivo é explorar como a combinação as ferramentas podem aprimorar a compreensão dos conceitos geométricos e influenciar positivamente o desempenho dos estudantes. Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Salinópolis – PA. No início, os estudantes são introduzidos aos conceitos básicos de coordenadas cartesianas. Em seguida, o Google Maps é incorporado como uma ferramenta interativa, permitindo que os alunos escolham pontos geográficos reais como referência. O geoplano funcionou como um elemento tangível, proporcionando uma conexão física com os conceitos abstratos das coordenadas. Sugerimos aos alunos posicionarem elásticos no geoplano para representarem pontos no plano cartesiano, criando uma ponte entre a representação digital no mapa e a manipulação prática no geoplano. Durante as atividades, os estudantes foram desafiados a traçar rotas entre diferentes pontos no mapa, utilizando as coordenadas cartesianas aprendidas. Como resultados deste estudo, podemos concluir que: este promoveu não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise espacial e resolução de problemas. A proposta oportunizou não apenas consolidar o entendimento das coordenadas cartesianas, mas também estimulou o pensamento crítico e a aplicação prática desses conhecimentos em situações do mundo real, utilizando a tecnologia do Google Maps como um recurso educacional enriquecedor. 2024-03-06T13:16:08Z 2024-03-06T13:16:08Z 2024-02-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Mara Nayara Monteiro de. Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880 Acesso Aberto Disponível online via sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de matemática Coordenadas cartesianas Geoplano Teaching mathematics Cartesian Coordinates Geoplan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Ensino de matemática Coordenadas cartesianas Geoplano Teaching mathematics Cartesian Coordinates Geoplan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SOUZA, Mara Nayara Monteiro de Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
topic_facet |
Ensino de matemática Coordenadas cartesianas Geoplano Teaching mathematics Cartesian Coordinates Geoplan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric
concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a
2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the
beginning, students are introduced to the basic concepts of Cartesian coordinates. Then,
Google Maps is incorporated as an interactive tool, allowing students to choose real
geographic points as references. The geoplane functioned as a tangible element, providing
a physical connection with the abstract concepts of coordinates. We suggest that students
position elastic bands on the geoplane to represent points on the Cartesian plane, creating
a bridge between digital representation on the map and practical manipulation on the
geoplane. During the activities, students were challenged to trace routes between different
points on the map, using the Cartesian coordinates learned. As a result of this study, we
can conclude that: it promoted not only the understanding of mathematical concepts, but
also the development of spatial analysis and problem-solving skills. The proposal
provided an opportunity not only to consolidate the understanding of Cartesian
coordinates, but also stimulated critical thinking and the practical application of this
knowledge in real-world situations, using Google Maps technology as an enriching
educational resource. |
author_additional |
ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz |
author_additionalStr |
ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Mara Nayara Monteiro de |
title |
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
title_short |
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
title_full |
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
title_fullStr |
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
title_full_unstemmed |
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
title_sort |
utilização do google maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880 |
_version_ |
1796836756843134976 |
score |
11.753735 |