Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano

The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a 2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the beginning, students are introduced...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Mara Nayara Monteiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6880
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68802024-03-07T03:05:46Z Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano SOUZA, Mara Nayara Monteiro de ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 0000-0003-2423-797X Ensino de matemática Coordenadas cartesianas Geoplano Teaching mathematics Cartesian Coordinates Geoplan CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a 2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the beginning, students are introduced to the basic concepts of Cartesian coordinates. Then, Google Maps is incorporated as an interactive tool, allowing students to choose real geographic points as references. The geoplane functioned as a tangible element, providing a physical connection with the abstract concepts of coordinates. We suggest that students position elastic bands on the geoplane to represent points on the Cartesian plane, creating a bridge between digital representation on the map and practical manipulation on the geoplane. During the activities, students were challenged to trace routes between different points on the map, using the Cartesian coordinates learned. As a result of this study, we can conclude that: it promoted not only the understanding of mathematical concepts, but also the development of spatial analysis and problem-solving skills. The proposal provided an opportunity not only to consolidate the understanding of Cartesian coordinates, but also stimulated critical thinking and the practical application of this knowledge in real-world situations, using Google Maps technology as an enriching educational resource. O objetivo é explorar como a combinação as ferramentas podem aprimorar a compreensão dos conceitos geométricos e influenciar positivamente o desempenho dos estudantes. Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Salinópolis – PA. No início, os estudantes são introduzidos aos conceitos básicos de coordenadas cartesianas. Em seguida, o Google Maps é incorporado como uma ferramenta interativa, permitindo que os alunos escolham pontos geográficos reais como referência. O geoplano funcionou como um elemento tangível, proporcionando uma conexão física com os conceitos abstratos das coordenadas. Sugerimos aos alunos posicionarem elásticos no geoplano para representarem pontos no plano cartesiano, criando uma ponte entre a representação digital no mapa e a manipulação prática no geoplano. Durante as atividades, os estudantes foram desafiados a traçar rotas entre diferentes pontos no mapa, utilizando as coordenadas cartesianas aprendidas. Como resultados deste estudo, podemos concluir que: este promoveu não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise espacial e resolução de problemas. A proposta oportunizou não apenas consolidar o entendimento das coordenadas cartesianas, mas também estimulou o pensamento crítico e a aplicação prática desses conhecimentos em situações do mundo real, utilizando a tecnologia do Google Maps como um recurso educacional enriquecedor. 2024-03-06T13:16:08Z 2024-03-06T13:16:08Z 2024-02-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Mara Nayara Monteiro de. Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880 Acesso Aberto Disponível online via sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de matemática
Coordenadas cartesianas
Geoplano
Teaching mathematics
Cartesian Coordinates
Geoplan
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino de matemática
Coordenadas cartesianas
Geoplano
Teaching mathematics
Cartesian Coordinates
Geoplan
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SOUZA, Mara Nayara Monteiro de
Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
topic_facet Ensino de matemática
Coordenadas cartesianas
Geoplano
Teaching mathematics
Cartesian Coordinates
Geoplan
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective is to explore how combining tools can improve understanding of geometric concepts and positively influence student performance. This study was carried out in a 2nd year high school class at a public school in the city of Salinópolis – PA. At the beginning, students are introduced to the basic concepts of Cartesian coordinates. Then, Google Maps is incorporated as an interactive tool, allowing students to choose real geographic points as references. The geoplane functioned as a tangible element, providing a physical connection with the abstract concepts of coordinates. We suggest that students position elastic bands on the geoplane to represent points on the Cartesian plane, creating a bridge between digital representation on the map and practical manipulation on the geoplane. During the activities, students were challenged to trace routes between different points on the map, using the Cartesian coordinates learned. As a result of this study, we can conclude that: it promoted not only the understanding of mathematical concepts, but also the development of spatial analysis and problem-solving skills. The proposal provided an opportunity not only to consolidate the understanding of Cartesian coordinates, but also stimulated critical thinking and the practical application of this knowledge in real-world situations, using Google Maps technology as an enriching educational resource.
author_additional ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
author_additionalStr ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Mara Nayara Monteiro de
title Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
title_short Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
title_full Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
title_fullStr Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
title_full_unstemmed Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
title_sort utilização do google maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6880
_version_ 1796836756843134976
score 11.753735