Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano

The process of teaching and learning Geometry is a great challenge for both teachers and students at different levels. The present investigation aims to explore the teaching-learning process using the geoplane to teach Regular Polygons to 6th year students, establishing a connection with how stud...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Cleudiane Priscila Silva da
Outros Autores: COSTA, Leonoura Reis da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6917
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6917
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69172024-03-14T03:05:25Z Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano SILVA, Cleudiane Priscila Silva da COSTA, Leonoura Reis da ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 0000-0003-2423-797X Ensino de matemática Geometria Polígonos Geoplano Mathematics teaching Geometry Polygons Geoplane CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The process of teaching and learning Geometry is a great challenge for both teachers and students at different levels. The present investigation aims to explore the teaching-learning process using the geoplane to teach Regular Polygons to 6th year students, establishing a connection with how students can learn to relate concrete knowledge with abstract knowledge, in a meaningful and lasting way. To this end, a qualitative, descriptive case study was carried out. The work was carried out through field research, in a 6th year class at Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, located in the rural area of the municipality of Salinópolis in the state of Pará. In the end, it is concluded that throughout this work applied in the classroom, the geoplane constitutes a dynamic means for students to explore the proposed challenges, to the extent that they could make, redo and undo figures and calculate area and perimeter with great ease. O processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo explorar o processo de ensino-aprendizagem utilizando o geoplano para o ensino dos Polígonos Regulares para alunos do 6º ano, estabelecendo uma conexão como os alunos podem aprender a relacionar o conhecimento concreto com o abstrato, de forma significativa e duradoura. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritiva. O trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, em uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, localizada na zona rural do município de Salinópolis no estado do Pará. Ao final, conclui-se que ao longo da realização deste trabalho aplicado em sala de aula o geoplano constitui-se como um meio dinâmico para os alunos explorarem os desafios propostos, na medida em que podiam fazer, refazer e desfazer figuras e calcular área e perímetro com grande facilidade. 2024-03-13T14:21:20Z 2024-03-13T14:21:20Z 2024-02-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cleudiane Priscila Silva da; COSTA, Leonoura Reis da. Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6917. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6917 Acesso Aberto Disponível online via sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de matemática
Geometria
Polígonos
Geoplano
Mathematics teaching
Geometry
Polygons
Geoplane
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino de matemática
Geometria
Polígonos
Geoplano
Mathematics teaching
Geometry
Polygons
Geoplane
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Cleudiane Priscila Silva da
Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
topic_facet Ensino de matemática
Geometria
Polígonos
Geoplano
Mathematics teaching
Geometry
Polygons
Geoplane
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The process of teaching and learning Geometry is a great challenge for both teachers and students at different levels. The present investigation aims to explore the teaching-learning process using the geoplane to teach Regular Polygons to 6th year students, establishing a connection with how students can learn to relate concrete knowledge with abstract knowledge, in a meaningful and lasting way. To this end, a qualitative, descriptive case study was carried out. The work was carried out through field research, in a 6th year class at Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, located in the rural area of the municipality of Salinópolis in the state of Pará. In the end, it is concluded that throughout this work applied in the classroom, the geoplane constitutes a dynamic means for students to explore the proposed challenges, to the extent that they could make, redo and undo figures and calculate area and perimeter with great ease.
author_additional ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
author_additionalStr ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Cleudiane Priscila Silva da
author2 COSTA, Leonoura Reis da
author2Str COSTA, Leonoura Reis da
title Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
title_short Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
title_full Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
title_fullStr Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
title_full_unstemmed Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
title_sort ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6917
_version_ 1796836761780879360
score 11.753735