Artigo

Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla

This article aims to analyze the pedagogical practices of teachers working with a student with multiple disabilities. For this, using as basis authors mantoan (2002, 2011); Vygotsky (1991); Ross (2012); Masini (2011); Among others. The field research was conducted in the E.E.E.F.M. professor gaspari...

ver descrição completa

Autor principal: SARMENTO, Giselle Fonseca
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6921
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6921
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69212025-01-14T12:41:10Z Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla SARMENTO, Giselle Fonseca LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Práticas pedagógicas Educação inclusiva Escola Família Pedagogical practices Inclusive education School Family CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article aims to analyze the pedagogical practices of teachers working with a student with multiple disabilities. For this, using as basis authors mantoan (2002, 2011); Vygotsky (1991); Ross (2012); Masini (2011); Among others. The field research was conducted in the E.E.E.F.M. professor gasparino batista da silva-sede, along with participant observation in the regular classroom, aiming to understand the role of the school and the family in the formation of students. We conclude that the relationship between school and family are fundamental to student learning, the continuing education of teachers has to happen so that education professionals improve their teaching practices, and work increasingly better with students with multiple disabilities. Este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas docente no trabalho com uma estudante com deficiência múltipla. Para isso, usando como base autores Mantoan (2002, 2011); Vygotsky (1991); Ross (2012); Masini (2011); dentre outros. Foi realizada a pesquisa de campo na E.E.E.F.M. Professor Gasparino Batista da SilvaSede, juntamente com a observação participante em sala de aula regular, visando compreender o papel da escola e da família na formação dos educandos. Concluímos que a relação escola e família são fundamentais para a aprendizagem dos alunos, a formação continuada dos docentes tem que acontecer para que os profissionais da educação aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, e trabalhem cada vez melhor com estudantes com deficiência múltipla. 2024-03-14T13:42:46Z 2024-03-14T13:42:46Z 2023-12-12 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo SARMENTO, Giselle Fonseca. Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla. Orientadora: , Vívian da Silva Lobato. 2023. 22 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6921. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6921 Acesso Aberto Via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Escola
Família
Pedagogical practices
Inclusive education
School
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Escola
Família
Pedagogical practices
Inclusive education
School
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SARMENTO, Giselle Fonseca
Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
topic_facet Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Escola
Família
Pedagogical practices
Inclusive education
School
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article aims to analyze the pedagogical practices of teachers working with a student with multiple disabilities. For this, using as basis authors mantoan (2002, 2011); Vygotsky (1991); Ross (2012); Masini (2011); Among others. The field research was conducted in the E.E.E.F.M. professor gasparino batista da silva-sede, along with participant observation in the regular classroom, aiming to understand the role of the school and the family in the formation of students. We conclude that the relationship between school and family are fundamental to student learning, the continuing education of teachers has to happen so that education professionals improve their teaching practices, and work increasingly better with students with multiple disabilities.
author_additional LOBATO, Vívian da Silva
author_additionalStr LOBATO, Vívian da Silva
format Artigo
author SARMENTO, Giselle Fonseca
title Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
title_short Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
title_full Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
title_fullStr Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
title_full_unstemmed Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
title_sort prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6921
_version_ 1829093044245233664
score 11.753896