Artigo

Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais

O presente estudo tem por objetivo traçar a trajetória do movimento de abordagem a respeito da temática sobre sexualidade e relações de gênero, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no decurso de documentos curriculares oficiais. , tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Orientaç...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Gilberto da Fonseca
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6929
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6929
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69292024-10-01T13:20:50Z Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais CARVALHO, Gilberto da Fonseca GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia http://lattes.cnpq.br/1364246536097509 https://orcid.org/0000-0001-6289-065X Escola Documento curricular Sexualidade Gênero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente estudo tem por objetivo traçar a trajetória do movimento de abordagem a respeito da temática sobre sexualidade e relações de gênero, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no decurso de documentos curriculares oficiais. , tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Orientação Sexual (1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), o Documento Curricular do Estado do Pará (2019 ) e Documento Curricular do Município de Soure (2020) e Mapeando os modos como são apresentadas as temáticas sobre sexualidade e gênero em tais documentos. O estudo foi motivado pela problemática a respeito da pouca ênfase que é dada às temáticas sobre sexualidade e gênero nos documentos curriculares oficiais, sobretudo após a aprovação da BNCC. O estudo baseou-se na perspectiva metodológica da Pesquisa Bibliográfica e análise documental. Embasado nos referenciais teóricos Louro (1997, 2000) Libaneo et al (2003) Altmann (2001) entre outros. Como resultado, é possível afirmar que dentre os documentos curriculares analisados, o PCN de Orientação Sexual é o único Documento Curricular que evidencia a pertinência da abordagem curricular sobre a temática de sexualidade e relações de gênero nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto que os demais Documentos Curriculares abordam de forma superficial tais temáticas. Esse fato evidencia um retrocesso na elaboração dos Documentos Curriculares do Estado do Pará e do município de Soure, para o Ensino Fundamental, uma vez que a importância de tais temáticas é negligenciada e ausente nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2024-03-15T12:59:55Z 2024-03-15T12:59:55Z 2024-01-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARVALHO, Gilberto da Fonseca. Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais. Orientador: Jadson Fernando Garcia Gonçalves. 2024. 21 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6929. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6929 Acesso Aberto Via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escola
Documento curricular
Sexualidade
Gênero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Escola
Documento curricular
Sexualidade
Gênero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARVALHO, Gilberto da Fonseca
Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
topic_facet Escola
Documento curricular
Sexualidade
Gênero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo tem por objetivo traçar a trajetória do movimento de abordagem a respeito da temática sobre sexualidade e relações de gênero, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no decurso de documentos curriculares oficiais. , tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Orientação Sexual (1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), o Documento Curricular do Estado do Pará (2019 ) e Documento Curricular do Município de Soure (2020) e Mapeando os modos como são apresentadas as temáticas sobre sexualidade e gênero em tais documentos. O estudo foi motivado pela problemática a respeito da pouca ênfase que é dada às temáticas sobre sexualidade e gênero nos documentos curriculares oficiais, sobretudo após a aprovação da BNCC. O estudo baseou-se na perspectiva metodológica da Pesquisa Bibliográfica e análise documental. Embasado nos referenciais teóricos Louro (1997, 2000) Libaneo et al (2003) Altmann (2001) entre outros. Como resultado, é possível afirmar que dentre os documentos curriculares analisados, o PCN de Orientação Sexual é o único Documento Curricular que evidencia a pertinência da abordagem curricular sobre a temática de sexualidade e relações de gênero nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto que os demais Documentos Curriculares abordam de forma superficial tais temáticas. Esse fato evidencia um retrocesso na elaboração dos Documentos Curriculares do Estado do Pará e do município de Soure, para o Ensino Fundamental, uma vez que a importância de tais temáticas é negligenciada e ausente nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
author_additional GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
author_additionalStr GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
format Artigo
author CARVALHO, Gilberto da Fonseca
title Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
title_short Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
title_full Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
title_fullStr Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
title_full_unstemmed Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
title_sort sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6929
_version_ 1829093044726530048
score 11.753735