Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso

The present study aimed to present the checkerboard mesh method, used by a mathematics teacher as an effective pedagogical resource for the multiplication teaching-learning process, applied in the classroom to a student with monocular visual impairment, with the intention to make the teaching-...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nayara Damasceno da
Outros Autores: MERCÊS, Raiane Batista das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6931
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69312024-03-19T03:05:30Z O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso SILVA, Nayara Damasceno da MERCÊS, Raiane Batista das ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 CARDOSO, Lucélia Valda de Matos http://lattes.cnpq.br/2808749149690236 0000-0003-2423-797X Deficiência visual monocular Multiplicação Método da malha quadriculada Processo de ensino-aprendizagem Monocular visual impairment; Multiplication Checkerboard mesh method Teaching-learning process Inclusion CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present study aimed to present the checkerboard mesh method, used by a mathematics teacher as an effective pedagogical resource for the multiplication teaching-learning process, applied in the classroom to a student with monocular visual impairment, with the intention to make the teaching-learning of multiplication accessible to students, aiming to include them in mathematics classes. This research was carried out in a regular public school located in the city of Salinópolis-PA, it is qualitative in nature and had a case study methodology, where data collection instruments were used such as participant observation, interviews, questionnaires and verification of the content applied in the classroom, through which records of the research subjects were made. The results obtained were satisfactory, as using this method, the mathematics teacher was able to explain multiplication concepts in order to promote the inclusion of her student in mathematics classes, which allowed the student to improve her skills such as: autonomy, creativity, reflection, interpretation and socialization in the school environment. O presente estudo teve como objetivo apresentar o método da malha quadriculada, utilizado por uma professora de matemática como recurso pedagógico eficaz ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação, aplicado em sala de aula para uma aluna em situação de deficiência visual monocular, com a intenção de tornar o ensino-aprendizagem da multiplicação acessível à aluna, objetivando a inclusão da mesma nas aulas de matemática. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino regular localizada na cidade de Salinópolis-PA, é de cunho qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso, onde foram utilizados instrumentos de coleta de dados como a observação participante, aplicação de entrevistas, questionários e verificação do conteúdo aplicado em sala de aula, pelos quais foram feitos registros dos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, pois a partir de tal método, a professora titular conseguiu explanar conceitos de multiplicação de forma a promover a inclusão de sua aluna nas aulas de matemática, o que permitiu a discente aprimorar suas habilidades como: autonomia, criatividade, reflexão, interpretação e socialização no ambiente escolar. 2024-03-18T14:20:06Z 2024-03-18T14:20:06Z 2024-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nayara Damasceno da; MERCÊS, Raiane Batista das. O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Deficiência visual monocular
Multiplicação
Método da malha quadriculada
Processo de ensino-aprendizagem
Monocular visual impairment;
Multiplication
Checkerboard mesh method
Teaching-learning process
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Deficiência visual monocular
Multiplicação
Método da malha quadriculada
Processo de ensino-aprendizagem
Monocular visual impairment;
Multiplication
Checkerboard mesh method
Teaching-learning process
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Nayara Damasceno da
O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
topic_facet Deficiência visual monocular
Multiplicação
Método da malha quadriculada
Processo de ensino-aprendizagem
Monocular visual impairment;
Multiplication
Checkerboard mesh method
Teaching-learning process
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present study aimed to present the checkerboard mesh method, used by a mathematics teacher as an effective pedagogical resource for the multiplication teaching-learning process, applied in the classroom to a student with monocular visual impairment, with the intention to make the teaching-learning of multiplication accessible to students, aiming to include them in mathematics classes. This research was carried out in a regular public school located in the city of Salinópolis-PA, it is qualitative in nature and had a case study methodology, where data collection instruments were used such as participant observation, interviews, questionnaires and verification of the content applied in the classroom, through which records of the research subjects were made. The results obtained were satisfactory, as using this method, the mathematics teacher was able to explain multiplication concepts in order to promote the inclusion of her student in mathematics classes, which allowed the student to improve her skills such as: autonomy, creativity, reflection, interpretation and socialization in the school environment.
author_additional ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
author_additionalStr ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Nayara Damasceno da
author2 MERCÊS, Raiane Batista das
author2Str MERCÊS, Raiane Batista das
title O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
title_short O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
title_full O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
title_fullStr O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
title_full_unstemmed O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
title_sort o método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931
_version_ 1796836764303753216
score 11.687526