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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
The present study aimed to present the checkerboard mesh method, used by a mathematics teacher as an effective pedagogical resource for the multiplication teaching-learning process, applied in the classroom to a student with monocular visual impairment, with the intention to make the teaching-...
Autor principal: | SILVA, Nayara Damasceno da |
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Outros Autores: | MERCÊS, Raiane Batista das |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69312024-03-19T03:05:30Z O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso SILVA, Nayara Damasceno da MERCÊS, Raiane Batista das ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 CARDOSO, Lucélia Valda de Matos http://lattes.cnpq.br/2808749149690236 0000-0003-2423-797X Deficiência visual monocular Multiplicação Método da malha quadriculada Processo de ensino-aprendizagem Monocular visual impairment; Multiplication Checkerboard mesh method Teaching-learning process Inclusion CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present study aimed to present the checkerboard mesh method, used by a mathematics teacher as an effective pedagogical resource for the multiplication teaching-learning process, applied in the classroom to a student with monocular visual impairment, with the intention to make the teaching-learning of multiplication accessible to students, aiming to include them in mathematics classes. This research was carried out in a regular public school located in the city of Salinópolis-PA, it is qualitative in nature and had a case study methodology, where data collection instruments were used such as participant observation, interviews, questionnaires and verification of the content applied in the classroom, through which records of the research subjects were made. The results obtained were satisfactory, as using this method, the mathematics teacher was able to explain multiplication concepts in order to promote the inclusion of her student in mathematics classes, which allowed the student to improve her skills such as: autonomy, creativity, reflection, interpretation and socialization in the school environment. O presente estudo teve como objetivo apresentar o método da malha quadriculada, utilizado por uma professora de matemática como recurso pedagógico eficaz ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação, aplicado em sala de aula para uma aluna em situação de deficiência visual monocular, com a intenção de tornar o ensino-aprendizagem da multiplicação acessível à aluna, objetivando a inclusão da mesma nas aulas de matemática. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino regular localizada na cidade de Salinópolis-PA, é de cunho qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso, onde foram utilizados instrumentos de coleta de dados como a observação participante, aplicação de entrevistas, questionários e verificação do conteúdo aplicado em sala de aula, pelos quais foram feitos registros dos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, pois a partir de tal método, a professora titular conseguiu explanar conceitos de multiplicação de forma a promover a inclusão de sua aluna nas aulas de matemática, o que permitiu a discente aprimorar suas habilidades como: autonomia, criatividade, reflexão, interpretação e socialização no ambiente escolar. 2024-03-18T14:20:06Z 2024-03-18T14:20:06Z 2024-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nayara Damasceno da; MERCÊS, Raiane Batista das. O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6931 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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school located in the city of Salinópolis-PA, it is qualitative in nature and had a case study
methodology, where data collection instruments were used such as participant observation,
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which records of the research subjects were made. The results obtained were satisfactory,
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