Artigo

Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos

The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collec...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Adriel Eleris
Grau: Artigo
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-694
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6942020-04-03T20:08:15Z Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos RAMOS, Adriel Eleris SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Livro didático de História Metodologias Abordagens Educação contemporânea History textbook Methodologies Approaches Contemporary education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collections since its launch in 2015. Based on the data collected in the collection, the research seeks to understand how the textbook has worked on some content, how it has organized its structure, its historical approaches, its learning methodologies, images and activities, as it has inserted the transversal themes present in the contemporary curricular structure of the History discipline. O artigo apresenta resultados referentes a pesquisa qualitativa sobre o livro didático de História contemporâneo que se deu a partir da análise da coleção “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Junior, destinado ao ensino fundamental e uma das coleções aprovadas do PNLD mais distribuída desde seu lançamento em 2015. A partir do levantamento dos dados presentes na coleção, a pesquisa busca entender como o livro didático tem trabalhado alguns conteúdos, como tem organizado sua estrutura, suas abordagens históricas, suas metodologias de aprendizagem, imagens e atividades, como tem inserido os temas transversais presentes na estrutura curricular contemporânea da disciplina de História. 2018-09-13T16:27:15Z 2018-09-13T16:27:15Z 2018-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo RAMOS, Adriel Eleris. Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livro didático de História
Metodologias
Abordagens
Educação contemporânea
History textbook
Methodologies
Approaches
Contemporary education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Livro didático de História
Metodologias
Abordagens
Educação contemporânea
History textbook
Methodologies
Approaches
Contemporary education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
RAMOS, Adriel Eleris
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
topic_facet Livro didático de História
Metodologias
Abordagens
Educação contemporânea
History textbook
Methodologies
Approaches
Contemporary education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collections since its launch in 2015. Based on the data collected in the collection, the research seeks to understand how the textbook has worked on some content, how it has organized its structure, its historical approaches, its learning methodologies, images and activities, as it has inserted the transversal themes present in the contemporary curricular structure of the History discipline.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Artigo
author RAMOS, Adriel Eleris
title Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
title_short Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
title_full Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
title_fullStr Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
title_full_unstemmed Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
title_sort livro didático de história: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694
_version_ 1787154567002062848
score 11.753896