/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collec...
Autor principal: | RAMOS, Adriel Eleris |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-694 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6942020-04-03T20:08:15Z Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos RAMOS, Adriel Eleris SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Livro didático de História Metodologias Abordagens Educação contemporânea History textbook Methodologies Approaches Contemporary education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collections since its launch in 2015. Based on the data collected in the collection, the research seeks to understand how the textbook has worked on some content, how it has organized its structure, its historical approaches, its learning methodologies, images and activities, as it has inserted the transversal themes present in the contemporary curricular structure of the History discipline. O artigo apresenta resultados referentes a pesquisa qualitativa sobre o livro didático de História contemporâneo que se deu a partir da análise da coleção “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Junior, destinado ao ensino fundamental e uma das coleções aprovadas do PNLD mais distribuída desde seu lançamento em 2015. A partir do levantamento dos dados presentes na coleção, a pesquisa busca entender como o livro didático tem trabalhado alguns conteúdos, como tem organizado sua estrutura, suas abordagens históricas, suas metodologias de aprendizagem, imagens e atividades, como tem inserido os temas transversais presentes na estrutura curricular contemporânea da disciplina de História. 2018-09-13T16:27:15Z 2018-09-13T16:27:15Z 2018-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo RAMOS, Adriel Eleris. Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Livro didático de História Metodologias Abordagens Educação contemporânea History textbook Methodologies Approaches Contemporary education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Livro didático de História Metodologias Abordagens Educação contemporânea History textbook Methodologies Approaches Contemporary education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA RAMOS, Adriel Eleris Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
topic_facet |
Livro didático de História Metodologias Abordagens Educação contemporânea History textbook Methodologies Approaches Contemporary education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
The article presents results referring to the qualitative research on the
didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection
"History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and
one of the most widely distributed PNLD collections since its launch in 2015. Based on
the data collected in the collection, the research seeks to understand how the textbook
has worked on some content, how it has organized its structure, its historical
approaches, its learning methodologies, images and activities, as it has inserted the
transversal themes present in the contemporary curricular structure of the History
discipline. |
author_additional |
SILVA, Wesley Garcia Ribeiro |
author_additionalStr |
SILVA, Wesley Garcia Ribeiro |
format |
Artigo |
author |
RAMOS, Adriel Eleris |
title |
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
title_short |
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
title_full |
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
title_fullStr |
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
title_sort |
livro didático de história: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694 |
_version_ |
1787154567002062848 |
score |
11.753896 |