Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.

Physics education over the last decades has been adapting to new trends, motivated by great technological development, which affects several areas. For example, in the field of research in Physics Teaching, we noticed some tendencies to insert new methodologies aimed at the use of more sophisticated...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO, Thiago Almeida
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7001
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7001
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70012024-06-11T03:03:20Z A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física. MACHADO, Thiago Almeida SILVA, Rubens http://lattes.cnpq.br/7758874670659474 Ensino de física Experimentação Baixo custo Revisão bibliográfica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Physics education over the last decades has been adapting to new trends, motivated by great technological development, which affects several areas. For example, in the field of research in Physics Teaching, we noticed some tendencies to insert new methodologies aimed at the use of more sophisticated and technological practices in Basic Education. In this context, we realize that there are some problems regarding the use of these practices, by the teachers, in Physics Education. We can mention a series of issues that contribute to this situation, such as the lack of accessibility, lack of career motivation, lack of public policies, and deficits in training. Thus, the Low-Cost Experiment (LCE) appears as a viable alternative on the condition of making Physics more attractive to students, in different contexts, such as remote educational practices, currently caused by the Pandemic of the new Corona Virus (SARS - CoV2). Thereby, the present work proposes a Bibliographic Review of two National Journals (Brazilian Journal of Physics Teaching and Brazilian Physics Teaching Notebook), to answer some guiding questions about the relationship between research in Physics Education and the use of CBE in the classroom. The present research tries to understand if there is an interest of the Brazilian scientific community, in these experimental approaches, their characterizations, relevance, and perspectives for the Teaching of Physics. O Ensino de Física ao longo das últimas décadas, vem se adaptando a novas tendências, motivadas pelo grande desenvolvimento tecnológico, que atinge diversas áreas. Por exemplo, no campo das pesquisas em Ensino de Física, percebemos algumas tendências de se inserir novas metodologias voltadas para o uso de práticas mais sofisticadas e tecnológicas na Educação Básica. Neste contexto, percebemos que há algumas problemáticas quanto a utilização destas práticas, por parte dos professores, no Ensino de Física. Podemos citar uma série de questões que contribuem para esta situação como a falta de acessibilidade, a falta de motivação na carreira, falta de políticas públicas e os déficits na formação. Assim, o Experimento de Baixo Custo (EBC), aparece como uma alternativa viável na condição de tornar a Física mais atrativa aos alunos, em diferentes contextos, como as práticas educativas remotas, ocasionadas atualmente pela Pandemia do novo Corona Vírus (SARS – CoV2). Com isto, o presente trabalho propõe uma Revisão Bibliográfica de duas Revistas Nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), com o intuito de responder a algumas questões norteadoras sobre a relação entre as pesquisas em Ensino de Física e a utilização dos EBC em sala de aula. A presente pesquisa tenta compreender se há um interesse da comunidade científica brasileira, nestas abordagens experimentais, suas caracterizações, relevância e perspectivas para o Ensino de Física. 2024-06-10T12:11:13Z 2024-06-10T12:11:13Z 2021 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACHADO, Thiago Almeida. A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física. Orientador: Rubens Silva. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física ) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7001. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7001 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de física
Experimentação
Baixo custo
Revisão bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de física
Experimentação
Baixo custo
Revisão bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
MACHADO, Thiago Almeida
A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
topic_facet Ensino de física
Experimentação
Baixo custo
Revisão bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Physics education over the last decades has been adapting to new trends, motivated by great technological development, which affects several areas. For example, in the field of research in Physics Teaching, we noticed some tendencies to insert new methodologies aimed at the use of more sophisticated and technological practices in Basic Education. In this context, we realize that there are some problems regarding the use of these practices, by the teachers, in Physics Education. We can mention a series of issues that contribute to this situation, such as the lack of accessibility, lack of career motivation, lack of public policies, and deficits in training. Thus, the Low-Cost Experiment (LCE) appears as a viable alternative on the condition of making Physics more attractive to students, in different contexts, such as remote educational practices, currently caused by the Pandemic of the new Corona Virus (SARS - CoV2). Thereby, the present work proposes a Bibliographic Review of two National Journals (Brazilian Journal of Physics Teaching and Brazilian Physics Teaching Notebook), to answer some guiding questions about the relationship between research in Physics Education and the use of CBE in the classroom. The present research tries to understand if there is an interest of the Brazilian scientific community, in these experimental approaches, their characterizations, relevance, and perspectives for the Teaching of Physics.
author_additional SILVA, Rubens
author_additionalStr SILVA, Rubens
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MACHADO, Thiago Almeida
title A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
title_short A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
title_full A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
title_fullStr A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
title_full_unstemmed A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
title_sort utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7001
_version_ 1829093048738381824
score 11.753896