Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.

In this work, the use of methodologies in the teaching of Physics that can provide a dynamic, interesting and motivating learning to the student is raised. Physics teaching has encountered a lot of difficulties in the classroom. The change in the traditional approach of the expository class, has bee...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7002
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7002
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70022025-01-20T14:01:08Z A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas. PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira SILVA NETO, Manoel Januário da http://lattes.cnpq.br/7869069020062706 Ensino de física Aprendizagem significativa Peer instruction Lâminas bimetálicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA In this work, the use of methodologies in the teaching of Physics that can provide a dynamic, interesting and motivating learning to the student is raised. Physics teaching has encountered a lot of difficulties in the classroom. The change in the traditional approach of the expository class, has been gaining strength in the search to make the student motivated, having a prominent role in the process, taking advantage of what he already has knowledge and developing his critical sense. In this process, the use of active methodologies such as Peer Instruction and experimental activity stands out, in addition to the use of technology apps and education, as facilitating tools in the understanding of laws and theories that encompass Physics. Such procedure occurred during two classes of a class of 2nd year students of a specific Physics course, doing as they were looked for in the first meeting, where the basic concepts were addressed and, in the second meeting, the conceptual test was applied and carried out at experimental activity. Then, we expose the analysis of the data with the results of the research, where it presents in an explicit way the responses of the students before and after the realization of the experiment and application of the IP and thus, finalization due of this work, in which obtained expressively positive results and satisfactory. Neste trabalho, é levantado o uso de metodologias no ensino de Física que podem proporcionar um aprendizado dinâmico, interessante e motivador ao aluno. O ensino de Física tem encontrado muita dificuldade em sala de aula. A mudança na tradicional abordagem da aula expositiva, vem ganhando força na busca de tornar o aluno motivado, tendo papel de destaque no processo, aproveitando o que ele já possui de conhecimento e desenvolvendo seu senso crítico. Nesse processo destaca-se o uso de metodologias ativas como a Peer Instruction e a atividade experimental, além do uso de tecnologias e aplicativos educacionais, como ferramentas facilitadoras no entendimento de leis e teorias que abrangem a Física. Tal procedimento ocorreu durante duas aulas de uma turma de alunos do 2º ano de um curso particular específico de Física, fazendo as devidas exposições no primeiro encontro, onde foi abordado os conceitos básicos e, no segundo encontro, foi aplicado o teste conceitual e realizado a atividade experimental. Em seguida expomos a análise dos dados com os resultados da pesquisa, onde apresenta de maneira explicita as respostas dos alunos antes e após a realização do experimento e aplicação da PI e assim, fizemos a devida conclusão deste trabalho, na qual obteve resultados expressivamente positivos e satisfatórios. 2024-06-10T12:14:55Z 2024-06-10T12:14:55Z 2021 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira. A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas. Orientador: Manoel Januário da Silva Neto. 2021. 36 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7002. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7002 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Peer instruction
Lâminas bimetálicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de física
Aprendizagem significativa
Peer instruction
Lâminas bimetálicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira
A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
topic_facet Ensino de física
Aprendizagem significativa
Peer instruction
Lâminas bimetálicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description In this work, the use of methodologies in the teaching of Physics that can provide a dynamic, interesting and motivating learning to the student is raised. Physics teaching has encountered a lot of difficulties in the classroom. The change in the traditional approach of the expository class, has been gaining strength in the search to make the student motivated, having a prominent role in the process, taking advantage of what he already has knowledge and developing his critical sense. In this process, the use of active methodologies such as Peer Instruction and experimental activity stands out, in addition to the use of technology apps and education, as facilitating tools in the understanding of laws and theories that encompass Physics. Such procedure occurred during two classes of a class of 2nd year students of a specific Physics course, doing as they were looked for in the first meeting, where the basic concepts were addressed and, in the second meeting, the conceptual test was applied and carried out at experimental activity. Then, we expose the analysis of the data with the results of the research, where it presents in an explicit way the responses of the students before and after the realization of the experiment and application of the IP and thus, finalization due of this work, in which obtained expressively positive results and satisfactory.
author_additional SILVA NETO, Manoel Januário da
author_additionalStr SILVA NETO, Manoel Januário da
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira
title A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
title_short A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
title_full A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
title_fullStr A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
title_full_unstemmed A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
title_sort peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7002
_version_ 1829093151369854976
score 11.755432