Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA

Long-acting reversible contraceptives (LARCs) have several benefits in effective contraceptive control and use, however their adherence has barriers among university students, including those in health sciences. In this scenario, this project aims to analyze medical students’ knowledge and adhere...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Juliana de Moraes
Outros Autores: COSTA, Victória Menezes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7016
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7016
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70162024-07-03T03:02:38Z Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA SILVA, Juliana de Moraes COSTA, Victória Menezes da CONDE, Simone Regina Souza da Silva http://lattes.cnpq.br/3375802140515152 https://orcid.org/0000-0003-0278-4972 Contracepção Dispositivo intrauterino Educação médica Contraception Intrauterine device Medical education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA Long-acting reversible contraceptives (LARCs) have several benefits in effective contraceptive control and use, however their adherence has barriers among university students, including those in health sciences. In this scenario, this project aims to analyze medical students’ knowledge and adherence to the use of LARCs, as well as their perception about medical education on the subject. This was a cross-sectional descriptive study, developed at Medical School of the Federal University of Pará. It included legal age female students, properly registered in the second, sixth or twelfth period, who had already started their sexual life. Data were obtained through a questionnaire and represented in Microsoft Excel® 2013 and analyzed in Bioestat 5.3. The majority of participants were at the age between 18 and 25 years old, mixed race, single, and had access to health plans. The majority used a contraceptive method, especially oral contraceptives, and there was a global lack of knowledge about LARCs. Furthermore, the participants' perception highlights to the deficit in the teaching regarding such methods in the academic curriculum and in the personal physician. So it was possible to identify the lack of a proper approach regarding the variety of contraceptive methods and the best individualized choice for the patient, perceived during medical graduation and at the clinical practice. Os métodos contraceptivos reversíveis de longa ação (do inglês, LARCs) apresentam diversos benefícios no controle contraceptivo eficaz e na facilidade de uso, entretanto observam-se barreiras a sua adesão entre as universitárias, inclusive das ciências da saúde. Nesse sentido, o presente trabalho almeja analisar o conhecimento e adesão ao uso de LARCs entre estudantes de medicina, além de avaliar a percepção das mesmas em relação à educação médica sobre o assunto. Tratou-se de um estudo descritivo transversal, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Foram incluídas as acadêmicas maiores de idade, matriculadas regularmente no segundo, sexto ou décimo segundo período, que já haviam iniciado a vida sexual. Os dados foram obtidos através de questionário e representados no Microsoft Excel® 2013 e analisados no Bioestat 5.3. As entrevistadas eram, em sua maioria, pardas, solteiras, entre 18 e 25 anos e possuíam acesso a planos de saúde. A maioria fazia uso de método contraceptivo, sobretudo o anticoncepcional oral e houve uma deficiência global no conhecimento a respeito dos LARCs. Além disso, a percepção das participantes aponta o déficit no repasse de informações a respeito de tais métodos tanto no currículo acadêmico quanto do médico pessoal. Desse modo, foi possível identificar a carência da abordagem adequada a respeito da variedade de métodos contraceptivos e a melhor escolha individualizada para o paciente, percebida na graduação em medicina e na prática clínica. 2024-07-02T13:22:09Z 2024-07-02T13:22:09Z 2023-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Juliana de Moraes; COSTA, Victória Menezes da. Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA. Orientadora: Simone Regina Souza da Silva Conde. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7016. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7016 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Contracepção
Dispositivo intrauterino
Educação médica
Contraception
Intrauterine device
Medical education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
spellingShingle Contracepção
Dispositivo intrauterino
Educação médica
Contraception
Intrauterine device
Medical education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
SILVA, Juliana de Moraes
Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
topic_facet Contracepção
Dispositivo intrauterino
Educação médica
Contraception
Intrauterine device
Medical education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description Long-acting reversible contraceptives (LARCs) have several benefits in effective contraceptive control and use, however their adherence has barriers among university students, including those in health sciences. In this scenario, this project aims to analyze medical students’ knowledge and adherence to the use of LARCs, as well as their perception about medical education on the subject. This was a cross-sectional descriptive study, developed at Medical School of the Federal University of Pará. It included legal age female students, properly registered in the second, sixth or twelfth period, who had already started their sexual life. Data were obtained through a questionnaire and represented in Microsoft Excel® 2013 and analyzed in Bioestat 5.3. The majority of participants were at the age between 18 and 25 years old, mixed race, single, and had access to health plans. The majority used a contraceptive method, especially oral contraceptives, and there was a global lack of knowledge about LARCs. Furthermore, the participants' perception highlights to the deficit in the teaching regarding such methods in the academic curriculum and in the personal physician. So it was possible to identify the lack of a proper approach regarding the variety of contraceptive methods and the best individualized choice for the patient, perceived during medical graduation and at the clinical practice.
author_additional CONDE, Simone Regina Souza da Silva
author_additionalStr CONDE, Simone Regina Souza da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Juliana de Moraes
author2 COSTA, Victória Menezes da
author2Str COSTA, Victória Menezes da
title Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
title_short Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
title_full Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
title_fullStr Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
title_full_unstemmed Educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em Belém-PA
title_sort educação médica, conhecimento e adesão ao uso de larcs entre acadêmicas de medicina em belém-pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7016
_version_ 1829093051096629248
score 11.753896