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Dissertação
Perfil pedagógico da preceptoria na Residência Médica em Anestesiologia da cidade de Manaus
JUSTIFICATIVA: O processo ensino-aprendizagem durante a Residência Médica necessita de mais estudos em nosso meio. E no programa de Residência Médica em Anestesiologia, devido às características dos procedimentos executados, aos crescentes avanços na tecnologia, ao ambiente cirúrgico como cenário...
Autor principal: | Souza, Adriane Alves Byron de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0174156523652333 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6435 |
Resumo: |
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JUSTIFICATIVA: O processo ensino-aprendizagem durante a Residência Médica
necessita de mais estudos em nosso meio. E no programa de Residência Médica
em Anestesiologia, devido às características dos procedimentos executados, aos
crescentes avanços na tecnologia, ao ambiente cirúrgico como cenário de
aprendizagem e à prática médica direcionada para o extremo tecnicismo, o processo
ensino-aprendizagem se torna um desafio para o educador e preceptor.
OBJETIVOS: Descrever o perfil de formação profissional dos preceptores do
Programa de Residência Médica em Anestesiologia. Objetivos Específicos:
caracterizar os preceptores que atuam no Programa de Residência Médica em
Anestesiologia, verificar a percepção dos preceptores sobre a sua prática educativa,
identificar os modelos pedagógicos utilizados pelos preceptores. METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo-exploratório. O estudo
foi realizado, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, em três instituições
de ensino que oferecem o Programa de Residência Médica em Anestesiologia na
cidade de Manaus – AM. Os dados foram coletados por meio de um instrumento
contendo informações sociodemográficas; um questionário validado, com foco na
percepção dos preceptores acerca da preceptoria e do seu papel nos processos
educacionais em cenários de prática; acrescido de uma questão versando sobre o
modelo pedagógico adotado pelos preceptores participantes da pesquisa.
RESULTADOS: A amostra do estudo foi composta por um maior percentual de
preceptores do sexo feminino (60%), assistenciais (90%) e com maior titulação em
residência médica (96,6%). Um percentual expressivo dos preceptores (80%)
informou não ter recebido formação pedagógica para desenvolver a preceptoria e
não ter participado de espaços de discussão da integração ensino-serviço. A falta de
apoio da chefia, reconhecimento e remuneração para função de preceptor também
foram destacados como pontos de maior percepção negativa. Os participantes do
estudo relacionaram a presença do estudante no serviço à melhoria da qualidade da
assistência, por perceberem a necessidade de busca constante de conhecimentos e
atualizações, a fim de melhor contribuir para a formação do residente. O modelo
pedagógico tradicional foi o mais relacionado com a prática docente dos
preceptores. CONCLUSÕES: Demonstra-se, portanto, a importância do diagnóstico
situacional da preceptoria na Residência Médica em Anestesiologia, apontando a
necessidade de formação docente para o desenvolvimento da atividade do
preceptor, bem como, sua valorização e remuneração adequadas, tendo como
finalidade, a melhor formação médica e uma assistência de qualidade. |