/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial
This article intends to present a methodological proposal for the use of documentary sources of school archives in the teaching of history in the scope of basic education, as well as theoretical and methodological notes necessary to the teacher of history in its feasibility. For the execution of the...
Autor principal: | GOLOBOVANTE, Smile de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/705 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-705 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7052020-04-06T14:15:43Z O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial GOLOBOVANTE, Smile de Souza BASTOS, Carlos Augusto de Castro http://lattes.cnpq.br/5957760591235451 Ensino de História Educação patrimonial Arquivos escolares History teaching Patrimonial education School files CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This article intends to present a methodological proposal for the use of documentary sources of school archives in the teaching of history in the scope of basic education, as well as theoretical and methodological notes necessary to the teacher of history in its feasibility. For the execution of the methodological proposal, the specific case of the Paes de Carvalho State College was taken, and a didactic activity was planned, encompassing Brazil from the Old Republic to the Vargas Era, from documentary sources available in the school archive itself. O presente artigo pretende apresentar uma proposta metodológica de uso das fontes documentais dos arquivos escolares no ensino de história no âmbito da educação básica, assim como apontamentos teóricos-metodológicos necessários ao professor de história em sua exequibilidade. Para a execução da proposta metodológica, foi tomado o caso específico do Colégio Estadual Paes de Carvalho, planejando-se uma atividade didática sobre o Brasil da República Velha à Era Vargas, a partir de fontes documentais disponíveis no próprio arquivo escolar. 2018-09-18T13:55:06Z 2018-09-18T13:55:06Z 2018-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização GOLOBOVANTE, Smile de Souza. O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/705. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/705 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de História Educação patrimonial Arquivos escolares History teaching Patrimonial education School files CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Ensino de História Educação patrimonial Arquivos escolares History teaching Patrimonial education School files CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA GOLOBOVANTE, Smile de Souza O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
topic_facet |
Ensino de História Educação patrimonial Arquivos escolares History teaching Patrimonial education School files CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This article intends to present a methodological proposal for the use of documentary sources of school archives in the teaching of history in the scope of basic education, as well as theoretical and methodological notes necessary to the teacher of history in its feasibility. For the execution of the methodological proposal, the specific case of the Paes de Carvalho State College was taken, and a didactic activity was planned, encompassing Brazil from the Old Republic to the Vargas Era, from documentary sources available in the school archive itself. |
author_additional |
BASTOS, Carlos Augusto de Castro |
author_additionalStr |
BASTOS, Carlos Augusto de Castro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
author |
GOLOBOVANTE, Smile de Souza |
title |
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
title_short |
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
title_full |
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
title_fullStr |
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
title_full_unstemmed |
O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial |
title_sort |
o uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no ensino de história: prática de educação patrimonial |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/705 |
_version_ |
1787154568802467840 |
score |
11.753735 |