Artigo

Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo

Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Loren Cristina da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-707
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7072020-07-15T20:42:55Z Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo RODRIGUES, Loren Cristina da Silva LOPES, Siméia de Nazaré http://lattes.cnpq.br/8791203591623509 Decolonial Educação antirracista Novas propostas educacionais Educación antirracista Nuevas propuestas educacionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento. La idea de creacióndel presente artículo nació a partir de unproyecto educacional, realizado con grupos específicos de laenseñanza primaria, conjuntamente con una comunidad de remanente quilombola África y Larantijuba, enelmunicipio de Moju enel estado de Pará. Conel objetivo de ofrecer a losalumnos no solamenteelcontactopersonal, sino principalmente que ellospuedanpercibirlas luchas y laimportancia de la cultura africana enlaformación y construcción de laidentidadbrasileña. Este artículo busca aludir lascontribuciones acerca del término “decolonialidade” alineadas a las perspectivas de Quijamo, Walsh y Mignolo, autores esos que presentanla matriz colonial como lagran dominadora cuando vista a partir de unpunto de vista etnocéntricoenelámbito escolar; y que tambiénabarcan una nueva matiz a través de políticas y prácticaseducacionalescapaces de promover una educación antirracista. Para eso, es necesario que lacomunidad escolar contribuyaconproyectosinterdisciplinarios que busquendisminuirlas desigualdades sociales y culturales fomentadas por eleurocentrismodel colonizador. El proyecto “filhos do quilombo”, surge a partir de lanecesidad de acercar elestudiante a lasprácticasculturalestan presentes ennuestra vida cotidiana, también se hacenecesarialacomprensión que elestudiante por sí solo hace parte de una sociedad multicultural y pluriétnica; también es imprescindiblereconocer que el racismo epistémico enmudecióelconocimiento de aquellos vistos como inferiores, y privilegióeloccidente como el legítimo productor de conocimiento. 2018-09-18T22:35:04Z 2018-09-18T22:35:04Z 2018-08-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo RODRIGUES, Loren Cristina da Silva. Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Decolonial
Educação antirracista
Novas propostas educacionais
Educación antirracista
Nuevas propuestas educacionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Decolonial
Educação antirracista
Novas propostas educacionais
Educación antirracista
Nuevas propuestas educacionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
RODRIGUES, Loren Cristina da Silva
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
topic_facet Decolonial
Educação antirracista
Novas propostas educacionais
Educación antirracista
Nuevas propuestas educacionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento.
author_additional LOPES, Siméia de Nazaré
author_additionalStr LOPES, Siméia de Nazaré
format Artigo
author RODRIGUES, Loren Cristina da Silva
title Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
title_short Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
title_full Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
title_fullStr Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
title_full_unstemmed Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
title_sort resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e laranjituba: projeto filhos do quilombo
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707
_version_ 1787154569106554880
score 11.753735