/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em...
Autor principal: | RODRIGUES, Loren Cristina da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-707 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7072020-07-15T20:42:55Z Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo RODRIGUES, Loren Cristina da Silva LOPES, Siméia de Nazaré http://lattes.cnpq.br/8791203591623509 Decolonial Educação antirracista Novas propostas educacionais Educación antirracista Nuevas propuestas educacionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento. La idea de creacióndel presente artículo nació a partir de unproyecto educacional, realizado con grupos específicos de laenseñanza primaria, conjuntamente con una comunidad de remanente quilombola África y Larantijuba, enelmunicipio de Moju enel estado de Pará. Conel objetivo de ofrecer a losalumnos no solamenteelcontactopersonal, sino principalmente que ellospuedanpercibirlas luchas y laimportancia de la cultura africana enlaformación y construcción de laidentidadbrasileña. Este artículo busca aludir lascontribuciones acerca del término “decolonialidade” alineadas a las perspectivas de Quijamo, Walsh y Mignolo, autores esos que presentanla matriz colonial como lagran dominadora cuando vista a partir de unpunto de vista etnocéntricoenelámbito escolar; y que tambiénabarcan una nueva matiz a través de políticas y prácticaseducacionalescapaces de promover una educación antirracista. Para eso, es necesario que lacomunidad escolar contribuyaconproyectosinterdisciplinarios que busquendisminuirlas desigualdades sociales y culturales fomentadas por eleurocentrismodel colonizador. El proyecto “filhos do quilombo”, surge a partir de lanecesidad de acercar elestudiante a lasprácticasculturalestan presentes ennuestra vida cotidiana, también se hacenecesarialacomprensión que elestudiante por sí solo hace parte de una sociedad multicultural y pluriétnica; también es imprescindiblereconocer que el racismo epistémico enmudecióelconocimiento de aquellos vistos como inferiores, y privilegióeloccidente como el legítimo productor de conocimiento. 2018-09-18T22:35:04Z 2018-09-18T22:35:04Z 2018-08-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo RODRIGUES, Loren Cristina da Silva. Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Decolonial Educação antirracista Novas propostas educacionais Educación antirracista Nuevas propuestas educacionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Decolonial Educação antirracista Novas propostas educacionais Educación antirracista Nuevas propuestas educacionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA RODRIGUES, Loren Cristina da Silva Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
topic_facet |
Decolonial Educação antirracista Novas propostas educacionais Educación antirracista Nuevas propuestas educacionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento. |
author_additional |
LOPES, Siméia de Nazaré |
author_additionalStr |
LOPES, Siméia de Nazaré |
format |
Artigo |
author |
RODRIGUES, Loren Cristina da Silva |
title |
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
title_short |
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
title_full |
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
title_fullStr |
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
title_full_unstemmed |
Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo |
title_sort |
resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e laranjituba: projeto filhos do quilombo |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707 |
_version_ |
1787154569106554880 |
score |
11.753735 |