Artigo

Políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais em uma escola do município de Pastos Bons/MA

O presente trabalho apresenta o processo de inclusão escolar na escola Dr° Temístocles Carneiro Teixeira. Teve como objetivo geral analisar as políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais e como específicos identificar as principais ações, diretrizes, progr...

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Autor principal: COSTA, Alessandra Bernardes Almeida da
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7086
Resumo:
O presente trabalho apresenta o processo de inclusão escolar na escola Dr° Temístocles Carneiro Teixeira. Teve como objetivo geral analisar as políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais e como específicos identificar as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para inclusão dos alunos com deficiência na escola Drº Temístocles Carneiro Teixeira; contextualizar as políticas educacionais para pessoa com deficiência em documentos normativos referentes à Educação Especial e por fim problematizar como essas políticas têm permitindo a inclusão dos educandos e se estão de fato sendo efetivadas no espaço da escola alvo da pesquisa. A relevância da discussão se deu pelo questionamento sobre de que forma ocorre a implementação das políticas educacionais de inclusão no cotidiano escolar, assim como pela relevância do tema que vem se atualizando e aperfeiçoando nos últimos anos. A metodologia adotada foi a qualitativa por esta nortear e dar sentido à forma como o pesquisador lança mão para investigar, conhecer e buscar os caminhos que o levarão a responder os seus questionamentos e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado, assim como a entrevista para entendermos como esse processo vem acontecendo na escola. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que as políticas educacionais de inclusão escolar no Município ainda enfrentam muitas barreiras para alcançar seus objetivos propostos, que seria oferecer uma educação de qualidade e igualdade aos alunos com deficiência.