Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História

The work seeks to present the Facebook page Ti, Ti, Ti in History, as a technological tool capable of facilitating the teaching-learning process of the History discipline, paying attention to the specifics of the historian's work, that in this new moment of the search for construction of historic...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Márcia Nascimento da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-709
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7092020-07-15T20:41:36Z Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História SILVA, Márcia Nascimento da SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Novas abordagens Saber histórico Tecnologia New approaches Historical knowledge Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA The work seeks to present the Facebook page Ti, Ti, Ti in History, as a technological tool capable of facilitating the teaching-learning process of the History discipline, paying attention to the specifics of the historian's work, that in this new moment of the search for construction of historical knowledge, approaches new approaches and resources for the classroom as an alternative to motivate students to take an interest in history classes. It is clear that there is no room left for the classroom that used to be students, teachers, chalkboard, tables and chairs. The teacher, as agent of transmission of knowledge, and aiming at improving the teaching of History in the country, needs to be attentive to new alternatives to complement teaching. Technology is one of them. It is necessary that school and teacher recognize the great importance that technology has in our lives, after all, there is nothing that currently attracts the attention of children and young people more than technology. We are no longer in time to ignore or avoid using it in the classroom. It's there, everywhere, all the time. O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo . 2018-09-18T23:22:24Z 2018-09-18T23:22:24Z 2018-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização SILVA, Márcia Nascimento da. Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Novas abordagens
Saber histórico
Tecnologia
New approaches
Historical knowledge
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Novas abordagens
Saber histórico
Tecnologia
New approaches
Historical knowledge
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
SILVA, Márcia Nascimento da
Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
topic_facet Novas abordagens
Saber histórico
Tecnologia
New approaches
Historical knowledge
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The work seeks to present the Facebook page Ti, Ti, Ti in History, as a technological tool capable of facilitating the teaching-learning process of the History discipline, paying attention to the specifics of the historian's work, that in this new moment of the search for construction of historical knowledge, approaches new approaches and resources for the classroom as an alternative to motivate students to take an interest in history classes. It is clear that there is no room left for the classroom that used to be students, teachers, chalkboard, tables and chairs. The teacher, as agent of transmission of knowledge, and aiming at improving the teaching of History in the country, needs to be attentive to new alternatives to complement teaching. Technology is one of them. It is necessary that school and teacher recognize the great importance that technology has in our lives, after all, there is nothing that currently attracts the attention of children and young people more than technology. We are no longer in time to ignore or avoid using it in the classroom. It's there, everywhere, all the time.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author SILVA, Márcia Nascimento da
title Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
title_short Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
title_full Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
title_fullStr Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
title_full_unstemmed Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
title_sort ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de história
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
_version_ 1787154569419030528
score 11.753896