/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a schoo...
Autor principal: | ALMEIDA, Marinete Vilhena |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7154 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71542024-08-28T03:02:54Z ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ ALMEIDA, Marinete Vilhena CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro http://lattes.cnpq.br/3741037050512383 aprendizagem Escola urbana escola rural learning urban school rural school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a school in urban areas and another in rural areas in the municipality of Breves Pará. For the theoretical basis, studies by Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), KIRK (1996) among other authors, who emphasize teaching learning difficulties. To understand this process in the school environment, exploratory research was carried out in both schools, using questionnaires with open questions, with students and teachers, qualitative and quantitative methods were also used, in order to collect satisfactory data for the research in question. From the study developed, it is possible to show that the greatest teaching difficulties are related to the physical structure of the school, lack of resources and teaching materials, lack of continued training of teachers, etc. When learning difficulties are associated with the school environment, lack of teaching materials, family life, work, transport, traditional methodologies addressed, etc. As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc. 2024-08-27T20:58:03Z 2024-08-27T20:58:03Z 2024-05-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Marinete Vilhena. Análise comparativa das dificuldades de ensino- aprendizado de ciências nas escolas da zona rural e zona urbana do município de Breves-PA. Orientador: Alberto Jacques Ribeiro Corrêa. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
aprendizagem Escola urbana escola rural learning urban school rural school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
aprendizagem Escola urbana escola rural learning urban school rural school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM ALMEIDA, Marinete Vilhena ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
topic_facet |
aprendizagem Escola urbana escola rural learning urban school rural school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
description |
Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a school in urban areas and another in rural areas in the municipality of Breves Pará. For the theoretical basis, studies by Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), KIRK (1996) among other authors, who emphasize teaching learning difficulties. To understand this process in the school environment, exploratory research was carried out in both schools, using questionnaires with open questions, with students and teachers, qualitative and quantitative methods were also used, in order to collect satisfactory data for the research in question. From the study developed, it is possible to show that the greatest teaching difficulties are related to the physical structure of the school, lack of resources and teaching materials, lack of continued training of teachers, etc. When learning difficulties are associated with the school environment, lack of teaching materials, family life, work, transport, traditional methodologies addressed, etc. |
author_additional |
CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro |
author_additionalStr |
CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALMEIDA, Marinete Vilhena |
title |
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
title_short |
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
title_full |
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
title_fullStr |
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ |
title_sort |
anÁlise comparativa das dificuldades de ensino aprendizado de ciÊncias nas escolas da zona rural e zona urbana do municÍpio de breves parÁ |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154 |
_version_ |
1829093071214608384 |
score |
11.753896 |