Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ

Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a schoo...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Marinete Vilhena
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7154
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71542024-08-28T03:02:54Z ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ ALMEIDA, Marinete Vilhena CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro http://lattes.cnpq.br/3741037050512383 aprendizagem Escola urbana escola rural learning urban school rural school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a school in urban areas and another in rural areas in the municipality of Breves Pará. For the theoretical basis, studies by Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), KIRK (1996) among other authors, who emphasize teaching learning difficulties. To understand this process in the school environment, exploratory research was carried out in both schools, using questionnaires with open questions, with students and teachers, qualitative and quantitative methods were also used, in order to collect satisfactory data for the research in question. From the study developed, it is possible to show that the greatest teaching difficulties are related to the physical structure of the school, lack of resources and teaching materials, lack of continued training of teachers, etc. When learning difficulties are associated with the school environment, lack of teaching materials, family life, work, transport, traditional methodologies addressed, etc. As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc. 2024-08-27T20:58:03Z 2024-08-27T20:58:03Z 2024-05-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Marinete Vilhena. Análise comparativa das dificuldades de ensino- aprendizado de ciências nas escolas da zona rural e zona urbana do município de Breves-PA. Orientador: Alberto Jacques Ribeiro Corrêa. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic aprendizagem
Escola urbana
escola rural
learning
urban school
rural school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle aprendizagem
Escola urbana
escola rural
learning
urban school
rural school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
ALMEIDA, Marinete Vilhena
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
topic_facet aprendizagem
Escola urbana
escola rural
learning
urban school
rural school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description Learning difficulties typically result from the learning deficit that is expected in relation to other cognitive abilities considered in the age group, therefore this work aims to analyze the difficulties encountered by teachers and students in the process of teaching and learning science in a school in urban areas and another in rural areas in the municipality of Breves Pará. For the theoretical basis, studies by Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), KIRK (1996) among other authors, who emphasize teaching learning difficulties. To understand this process in the school environment, exploratory research was carried out in both schools, using questionnaires with open questions, with students and teachers, qualitative and quantitative methods were also used, in order to collect satisfactory data for the research in question. From the study developed, it is possible to show that the greatest teaching difficulties are related to the physical structure of the school, lack of resources and teaching materials, lack of continued training of teachers, etc. When learning difficulties are associated with the school environment, lack of teaching materials, family life, work, transport, traditional methodologies addressed, etc.
author_additional CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro
author_additionalStr CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALMEIDA, Marinete Vilhena
title ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
title_short ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
title_full ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
title_fullStr ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
title_full_unstemmed ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
title_sort anÁlise comparativa das dificuldades de ensino aprendizado de ciÊncias nas escolas da zona rural e zona urbana do municÍpio de breves parÁ
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7154
_version_ 1829093071214608384
score 11.753896