Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Jogos didáticos acerca do ensino de parasitologia: o uso dos três momentos pedagógicos

As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar...

ver descrição completa

Autor principal: VIANA, Maria da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7156
Resumo:
As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar as contribuições da utilização de jogos didáticos, em sala de aula para o ensino de parasitologia na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida dentro do projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde: estratégias de ensino e aprendizagem para educadores e educandos acerca de Parasitologia’’ executado no período de 2019 a 2020. Com a aplicação dos jogos didáticos em uma escola pública do município de Altamira – PA. Participaram da pesquisa 130 alunos de 05 turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental I e II. A metodologia proposta implica nos três momentos pedagógicos: Momento problematização inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do conhecimento. A maioria dos alunos respondeu que gostou da forma que o conteúdo foi ministrado. Aplicação de jogos didáticos utilizando os três momentos pedagógicos, se estabelece como método que favorece o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, levando em consideração a vivência pedagógica que possibilita aos estudantes buscar e construir sua autonomia.