/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Jogos didáticos acerca do ensino de parasitologia: o uso dos três momentos pedagógicos
As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar...
Autor principal: | VIANA, Maria da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7156 |
Resumo: |
---|
As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e
ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim,
educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa
etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar as contribuições da utilização de jogos
didáticos, em sala de aula para o ensino de parasitologia na educação básica. A pesquisa
foi desenvolvida dentro do projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde:
estratégias de ensino e aprendizagem para educadores e educandos acerca de
Parasitologia’’ executado no período de 2019 a 2020. Com a aplicação dos jogos
didáticos em uma escola pública do município de Altamira – PA. Participaram da
pesquisa 130 alunos de 05 turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental I e II. A
metodologia proposta implica nos três momentos pedagógicos: Momento
problematização inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do conhecimento.
A maioria dos alunos respondeu que gostou da forma que o conteúdo foi ministrado.
Aplicação de jogos didáticos utilizando os três momentos pedagógicos, se estabelece
como método que favorece o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, levando
em consideração a vivência pedagógica que possibilita aos estudantes buscar e construir
sua autonomia. |