/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas...
Autor principal: | VIANA, Adriano de Carvalho |
---|---|
Outros Autores: | ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290 |
Resumo: |
---|
Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em
Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações
aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação
social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma
criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A
integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso
permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando
sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de
motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos
se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando
conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica
mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o
período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados
obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos
educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às
necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da
educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes. |