/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Teaching and learning methods have been modernizing over time, and classes with exclusively traditional resources are giving way to virtual classes in modern environments and with innovative technologies, motivating the student to learn. One of the great advantages of using Virtual Learning Objects...
Autor principal: | ARAGÃO, Paulo Márcio |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7173 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7173 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71732024-09-10T03:02:39Z BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ARAGÃO, Paulo Márcio PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes http://lattes.cnpq.br/9834815945066835 objetos virtuais de aprendizagem processo de ensino-aprendizagem ensino de ciências virtual learning objects process of teaching-learning science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Teaching and learning methods have been modernizing over time, and classes with exclusively traditional resources are giving way to virtual classes in modern environments and with innovative technologies, motivating the student to learn. One of the great advantages of using Virtual Learning Objects is that the student has the possibility to manipulate the virtual tools regardless of time, space or tutors, for example, since access to a computer smartphone or device with similar technological resources. In the light of this, a Bibliographic research is carried out based on material already published, with the inclusion of technical procedures of a documentary research on the main platforms of support to the teacher and free access banks that offer OVAs for the teaching of Sciences, among them: ProInfo, eProInfo, Teacher Portal, International Bank of Educational Objects (BIOE) and PhET interactive simulations. Thus, the technological resources available to facilitate the reconstruction of knowledge inside and outside the school environment are indicated. Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar. 2024-09-09T13:48:22Z 2024-09-09T13:48:22Z 2019-02-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAGÃO, Paulo Márcio. BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Orientadora: Gleiciane Leal Moraes Pinheiro. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, ANO DE DEFESA. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7173. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7173 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
objetos virtuais de aprendizagem processo de ensino-aprendizagem ensino de ciências virtual learning objects process of teaching-learning science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
objetos virtuais de aprendizagem processo de ensino-aprendizagem ensino de ciências virtual learning objects process of teaching-learning science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO ARAGÃO, Paulo Márcio BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
topic_facet |
objetos virtuais de aprendizagem processo de ensino-aprendizagem ensino de ciências virtual learning objects process of teaching-learning science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Teaching and learning methods have been modernizing over time, and classes with exclusively traditional resources are giving way to virtual classes in modern environments and with innovative technologies, motivating the student to learn. One of the great advantages of using Virtual Learning Objects is that the student has the possibility to manipulate the virtual tools regardless of time, space or tutors, for example, since access to a computer smartphone or device with similar technological resources. In the light of this, a Bibliographic research is carried out based on material already published, with the inclusion of technical procedures of a documentary research on the main platforms of support to the teacher and free access banks that offer OVAs for the teaching of Sciences, among them: ProInfo, eProInfo, Teacher Portal, International Bank of Educational Objects (BIOE) and PhET interactive simulations. Thus, the technological resources available to facilitate the reconstruction of knowledge inside and outside the school environment are indicated. |
author_additional |
PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes |
author_additionalStr |
PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAGÃO, Paulo Márcio |
title |
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_short |
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
bancos de apoio ao uso de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de ciÊncias |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7173 |
_version_ |
1829093076566540288 |
score |
11.753896 |