Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense

Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Elygleici Hines Porpino
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7199
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71992024-09-14T03:02:42Z Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense SANTOS, Elygleici Hines Porpino SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Avaliação Educacional Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente. 2024-09-13T19:29:07Z 2024-09-13T19:29:07Z 2023-05-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Elygleici Hines Porpino. Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Avaliação Educacional
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Avaliação Educacional
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Elygleici Hines Porpino
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
topic_facet Avaliação Educacional
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente.
author_additional SANTOS, Reginaldo dos
author_additionalStr SANTOS, Reginaldo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Elygleici Hines Porpino
title Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
title_short Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
title_full Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
title_fullStr Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
title_full_unstemmed Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
title_sort percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em ciências biológicas de uma universidade pública paraense
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199
_version_ 1829093080333025280
score 11.753896