/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de...
Autor principal: | SANTOS, Elygleici Hines Porpino |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7199 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71992024-09-14T03:02:42Z Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense SANTOS, Elygleici Hines Porpino SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Avaliação Educacional Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente. 2024-09-13T19:29:07Z 2024-09-13T19:29:07Z 2023-05-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Elygleici Hines Porpino. Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Avaliação Educacional Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Avaliação Educacional Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Elygleici Hines Porpino Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
topic_facet |
Avaliação Educacional Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente. |
author_additional |
SANTOS, Reginaldo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Reginaldo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Elygleici Hines Porpino |
title |
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
title_short |
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
title_full |
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
title_fullStr |
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense |
title_sort |
percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em ciências biológicas de uma universidade pública paraense |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7199 |
_version_ |
1829093080333025280 |
score |
11.753896 |