Dissertação

Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes

A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto,...

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Autor principal: Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7833315316612304
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662
Resumo:
A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto, o professor precisa buscar recursos e novas ferramentas para trabalhar em grupos. Esta pesquisa surgiu de minha inquietação desde a graduação em relação à formação de grupos, então diante de uma nova etapa de Mestrado partimos para uma investigação que possui característica Quali-quantitativa que teve por objetivo central investigar quais métodos de formação de grupos é melhor para o estudo de caso em questão. Os métodos utilizados para alcançarmos os objetivos foram atividades on-line com grupos heterogêneos, questionário on-line aplicados aos 15 alunos do curso de Calculo-1 da UFAM participantes desta pesquisa, para investigar sua satisfação em relação a formação dos grupos e ao uso de ferramentas computacionais. Os resultados obtidos por essa pesquisa descrevem que grupos heterogêneos foram formados de forma eficiente a partir de uma previa avaliação, onde seus componentes puderam colaborar entre si compartilhando seus conhecimentos através das atividades realizadas em grupos formados na turma de Calculo-1 na Universidade Federal do amazonas no ano de 2020.