/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências
Espaços não formais, também denominados por espaços não escolares ou espaços de ensino-aprendizagem-educação, são ambientes naturais, construídos ou modificados pelo homem nos quais há elementos que podem ser usados para ensino-aprendizagem-educação, sem ser, necessariamente, espaços pensados para a...
Autor principal: | COSTA, Gabriely Milena Delduch da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7209 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7209 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72092024-09-18T03:03:10Z A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências COSTA, Gabriely Milena Delduch da SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Ensino de Ciências Contextualização Estratégias Metodológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Espaços não formais, também denominados por espaços não escolares ou espaços de ensino-aprendizagem-educação, são ambientes naturais, construídos ou modificados pelo homem nos quais há elementos que podem ser usados para ensino-aprendizagem-educação, sem ser, necessariamente, espaços pensados para a promoção de ensino-aprendizagem intencional, sistematizado e institucionalizados como é o caso dos espaços não escolares. Aulas em ambientes ao ar livre enriquecem o ensino normalmente teórico que é tradicional e rotineiramente oferecido dentro das salas de aula, já que as atividades desenvolvidas nesses espaços não formais costumam permitir o uso de estratégias práticas de ensino e interação com os conceitos abordados, além de proporcionar momentos de interação com a natureza de quebra de rotina dos ambientes escolares tradicionais. Frente a isso, este trabalho discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida nos últimos meses do ano de 2022 e parte do ano de 2023 com o objetivo de destacar elementos presentes na prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, que podem permitir considerar esse espaço como um espaço não formal viável ao ensino de Ciências das escolas dessa cidade. Os resultados revelam que essa prainha, em razão de alguns elementos ali presentes, pode ser considerada como um espaço não formal viável ao ensino-aprendizagem de Ciências. 2024-09-17T17:32:00Z 2024-09-17T17:32:00Z 2023-05-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Gabriely Milena Delduch da. A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7209. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7209 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de Ciências Contextualização Estratégias Metodológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Contextualização Estratégias Metodológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS COSTA, Gabriely Milena Delduch da A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
topic_facet |
Ensino de Ciências Contextualização Estratégias Metodológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
Espaços não formais, também denominados por espaços não escolares ou espaços de ensino-aprendizagem-educação, são ambientes naturais, construídos ou modificados pelo homem nos quais há elementos que podem ser usados para ensino-aprendizagem-educação, sem ser, necessariamente, espaços pensados para a promoção de ensino-aprendizagem intencional, sistematizado e institucionalizados como é o caso dos espaços não escolares. Aulas em ambientes ao ar livre enriquecem o ensino normalmente teórico que é tradicional e rotineiramente oferecido dentro das salas de aula, já que as atividades desenvolvidas nesses espaços não formais costumam permitir o uso de estratégias práticas de ensino e interação com os conceitos abordados, além de proporcionar momentos de interação com a natureza de quebra de rotina dos ambientes escolares tradicionais. Frente a isso, este trabalho discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida nos últimos meses do ano de 2022 e parte do ano de 2023 com o objetivo de destacar elementos presentes na prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, que podem permitir considerar esse espaço como um espaço não formal viável ao ensino de Ciências das escolas dessa cidade. Os resultados revelam que essa prainha, em razão de alguns elementos ali presentes, pode ser considerada como um espaço não formal viável ao ensino-aprendizagem de Ciências. |
author_additional |
SANTOS, Reginaldo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Reginaldo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Gabriely Milena Delduch da |
title |
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
title_short |
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
title_full |
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências |
title_sort |
prainha do igarapé tucuruí, no porto da cidade de vitória do xingu-pa, como um espaço não formal para o ensino de ciências |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7209 |
_version_ |
1829093081752797184 |
score |
11.753896 |