Artigo

RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula v...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Elizama de Souza
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7279
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72792024-10-03T03:02:46Z RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência OLIVEIRA, Elizama de Souza ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro http://lattes.cnpq.br/0186250546743131 semelhança de triângulos paralaxe aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico. 2024-10-02T14:24:44Z 2024-10-02T14:24:44Z 2024-07-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Elizama de Souza. RE – 31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência. Orientador: Raimar Dickinson Monteiro Aracaty. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 . Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic semelhança de triângulos
paralaxe
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle semelhança de triângulos
paralaxe
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
OLIVEIRA, Elizama de Souza
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
topic_facet semelhança de triângulos
paralaxe
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico.
author_additional ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro
author_additionalStr ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro
format Artigo
author OLIVEIRA, Elizama de Souza
title RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_short RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_full RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_fullStr RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_full_unstemmed RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_sort re–31 experiÊncia para o ensino de semelhanÇa de triÂngulos envolvendo o fenÔmeno da paralaxe: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279
_version_ 1829093094420643840
score 11.753735