/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula v...
Autor principal: | OLIVEIRA, Elizama de Souza |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7279 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72792024-10-03T03:02:46Z RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência OLIVEIRA, Elizama de Souza ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro http://lattes.cnpq.br/0186250546743131 semelhança de triângulos paralaxe aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico. 2024-10-02T14:24:44Z 2024-10-02T14:24:44Z 2024-07-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Elizama de Souza. RE – 31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência. Orientador: Raimar Dickinson Monteiro Aracaty. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 . Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
semelhança de triângulos paralaxe aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
semelhança de triângulos paralaxe aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO OLIVEIRA, Elizama de Souza RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
topic_facet |
semelhança de triângulos paralaxe aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a
experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico. |
author_additional |
ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro |
author_additionalStr |
ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Elizama de Souza |
title |
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_short |
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_full |
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_fullStr |
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_sort |
re–31 experiÊncia para o ensino de semelhanÇa de triÂngulos envolvendo o fenÔmeno da paralaxe: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7279 |
_version_ |
1829093094420643840 |
score |
11.753735 |