Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?

O presente estudo teve por objetivo analisar a Formação Inicial Matemática dos futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Nesse sentido, um grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, foram os...

ver descrição completa

Autor principal: PRAZERES, Janaina Batista dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/731
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-731
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7312020-05-12T19:34:03Z Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram? PRAZERES, Janaina Batista dos GONÇALVES, Kátia Liége Nunes http://lattes.cnpq.br/5132791406240062 Professores - Formação Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Estudantes universitários Educação básica Matemática CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo teve por objetivo analisar a Formação Inicial Matemática dos futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Nesse sentido, um grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, foram os sujeitos da pesquisa. No período de realização, da investigação, o grupo encontrava-se cursando o quarto semestre de sua formação. Para a produção de dados foram utilizados anotações no diário de campo a partir de observações e entrevista semiestruturada. Como metodologia utilizei a abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores referência. Foi perceptível que, há fragilidades e insatisfações, por parte dos discentes, em relação aos conteúdos matemáticos presentes na estrutura curricular do curso. 2018-09-25T19:20:35Z 2018-09-25T19:20:35Z 2017-05-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PRAZERES, Janaina Batista dos. Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/731. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/731 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Estudantes universitários
Educação básica
Matemática
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Estudantes universitários
Educação básica
Matemática
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
PRAZERES, Janaina Batista dos
Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
topic_facet Professores - Formação
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Estudantes universitários
Educação básica
Matemática
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente estudo teve por objetivo analisar a Formação Inicial Matemática dos futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Nesse sentido, um grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, foram os sujeitos da pesquisa. No período de realização, da investigação, o grupo encontrava-se cursando o quarto semestre de sua formação. Para a produção de dados foram utilizados anotações no diário de campo a partir de observações e entrevista semiestruturada. Como metodologia utilizei a abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores referência. Foi perceptível que, há fragilidades e insatisfações, por parte dos discentes, em relação aos conteúdos matemáticos presentes na estrutura curricular do curso.
author_additional GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
author_additionalStr GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PRAZERES, Janaina Batista dos
title Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
title_short Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
title_full Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
title_fullStr Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
title_full_unstemmed Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
title_sort matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/731
_version_ 1787154573451853824
score 11.753896