Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Utilização dos jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea como ferramentas de aprendizagem na sala de aula virtual

Technological advances have revolutionized education, integrating digital media and electronic games as essential parts of learning. This study focuses on the relevance of electronic games as educational tools, especially in subjects such as mathematics, exploring their ability to engage stude...

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Autor principal: SANTOS JUNIOR, Orivan Matos dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7344
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73442024-10-15T03:02:34Z Utilização dos jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea como ferramentas de aprendizagem na sala de aula virtual SANTOS JUNIOR, Orivan Matos dos BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Jogos eletrônicos Educação matemática Electronic games Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Technological advances have revolutionized education, integrating digital media and electronic games as essential parts of learning. This study focuses on the relevance of electronic games as educational tools, especially in subjects such as mathematics, exploring their ability to engage students and facilitate the understanding of complex concepts. During the PIBEX 2020 project, with students from Escola Dr Inácio Koury Gabriel Neto (State Public School), located in the municipality of Castanhal, the importance of virtual classes was emphasized, highlighting the discussion of the contributions of the use of mathematical workshops, including use of electronic games such as Euclidea and Pythagorea. Conducting courses using these games highlights the power of these tools to promote engagement, personalization of learning and the development of cognitive skills. However, the importance of the teacher's role to effectively integrate these resources into the educational environment is highlighted. O avanço tecnológico revolucionou a educação, integrando mídias digitais e jogos eletrônicos como peças essenciais no aprendizado. Este estudo concentrou-se em discutir contribuições do uso de oficinas matemáticas como a utilização de jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea em ambiente de ensino virtual, enfatizando a relevância dos jogos eletrônicos como ferramentas educacionais, especialmente em disciplinas como matemática, explorando sua capacidade de engajar os estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Durante o projeto PIBEX 2020, com estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio de uma Escola Pública Estadual, localizada no município de Castanhal, a importância das aulas virtuais foi enfatizada, destacando-se a discussão das contribuições do uso de oficinas matemáticas, incluindo a utilização de jogos eletrônicos como Euclidea e Pythagorea. Realizando cursos usando esses jogos, destaca-se o poder dessas ferramentas em promover engajamento, personalização do aprendizado e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, ressalta-se a importância do papel do professor(a) para integrar eficazmente esses recursos no ambiente educacional. 2024-10-14T19:20:48Z 2024-10-14T19:20:48Z 2023-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS JUNIOR, Orivan Matos dos. Utilização dos jogos eletrônicos Euclidea e Pythagorea como ferramentas de aprendizagem na sala de aula virtual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7344. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7344 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
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