Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica

O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção d...

ver descrição completa

Autor principal: FREIRE, Juliana Victória de Miranda
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346
Resumo:
O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática.