/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção d...
Autor principal: | FREIRE, Juliana Victória de Miranda |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da
Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da
Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na
perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos
matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse
processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade
de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos
estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos
aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi
realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal,
Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações
foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas
de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada.
Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que
os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências
vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em
relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na
compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na
aprendizagem matemática. |