Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica

O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção d...

ver descrição completa

Autor principal: FREIRE, Juliana Victória de Miranda
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7346
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73462024-10-15T03:02:48Z Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica FREIRE, Juliana Victória de Miranda LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Sentidos e significados Aprendizagem matemática Estudantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática. 2024-10-14T21:07:35Z 2024-10-14T21:07:35Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREIRE, Maria Lídia Paula. Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Sentidos e significados
Aprendizagem matemática
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Sentidos e significados
Aprendizagem matemática
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
FREIRE, Juliana Victória de Miranda
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
topic_facet Sentidos e significados
Aprendizagem matemática
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FREIRE, Juliana Victória de Miranda
title Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
title_short Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
title_full Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
title_fullStr Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
title_full_unstemmed Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
title_sort sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346
_version_ 1829093042379816960
score 11.753735