/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica
O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção d...
Autor principal: | FREIRE, Juliana Victória de Miranda |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7346 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73462024-10-15T03:02:48Z Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica FREIRE, Juliana Victória de Miranda LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Sentidos e significados Aprendizagem matemática Estudantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática. 2024-10-14T21:07:35Z 2024-10-14T21:07:35Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREIRE, Maria Lídia Paula. Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Sentidos e significados Aprendizagem matemática Estudantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Sentidos e significados Aprendizagem matemática Estudantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA FREIRE, Juliana Victória de Miranda Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
topic_facet |
Sentidos e significados Aprendizagem matemática Estudantes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da
Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da
Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na
perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos
matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse
processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade
de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos
estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos
aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi
realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal,
Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações
foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas
de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada.
Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que
os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências
vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em
relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na
compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na
aprendizagem matemática. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FREIRE, Juliana Victória de Miranda |
title |
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
title_short |
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
title_full |
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
title_fullStr |
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
title_sort |
sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7346 |
_version_ |
1829093042379816960 |
score |
11.753735 |