Artigo

O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC

This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Silvano Pereira de
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7366
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73662024-12-05T15:53:54Z O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC ALMEIDA, Silvano Pereira de SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos http://lattes.cnpq.br/6004376537871160 Reforma Ensino médio Pará Projeto de vida Currículo Reform High school Life project Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides a brief introduction about the context and content of this reform secondary education law. Then, it outlines some notes about the curricular component “Life Project”. Finally, using Discourse Analysis, based on the theory founded by Michel Pêcheux, it proposes an analysis of the "Life Project Notebook" of the State of Pará. Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará. 2024-10-22T13:35:46Z 2024-10-22T13:35:46Z 2024-10-03 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo ALMEIDA, Silvano Pereira de. O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC. Orientadora: Márcia Vanessa Malcher dos Santos. 25 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará. Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Reforma
Ensino médio
Pará
Projeto de vida
Currículo
Reform
High school
Life project
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Reforma
Ensino médio
Pará
Projeto de vida
Currículo
Reform
High school
Life project
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
ALMEIDA, Silvano Pereira de
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
topic_facet Reforma
Ensino médio
Pará
Projeto de vida
Currículo
Reform
High school
Life project
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides a brief introduction about the context and content of this reform secondary education law. Then, it outlines some notes about the curricular component “Life Project”. Finally, using Discourse Analysis, based on the theory founded by Michel Pêcheux, it proposes an analysis of the "Life Project Notebook" of the State of Pará.
author_additional SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos
author_additionalStr SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos
format Artigo
author ALMEIDA, Silvano Pereira de
title O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
title_short O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
title_full O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
title_fullStr O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
title_full_unstemmed O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
title_sort o “novo ensino médio” no pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da seduc
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366
_version_ 1829093100854706176
score 11.755432