/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides...
Autor principal: | ALMEIDA, Silvano Pereira de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7366 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73662024-12-05T15:53:54Z O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC ALMEIDA, Silvano Pereira de SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos http://lattes.cnpq.br/6004376537871160 Reforma Ensino médio Pará Projeto de vida Currículo Reform High school Life project Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides a brief introduction about the context and content of this reform secondary education law. Then, it outlines some notes about the curricular component “Life Project”. Finally, using Discourse Analysis, based on the theory founded by Michel Pêcheux, it proposes an analysis of the "Life Project Notebook" of the State of Pará. Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará. 2024-10-22T13:35:46Z 2024-10-22T13:35:46Z 2024-10-03 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo ALMEIDA, Silvano Pereira de. O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC. Orientadora: Márcia Vanessa Malcher dos Santos. 25 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará. Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Reforma Ensino médio Pará Projeto de vida Currículo Reform High school Life project Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
spellingShingle |
Reforma Ensino médio Pará Projeto de vida Currículo Reform High school Life project Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO ALMEIDA, Silvano Pereira de O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
topic_facet |
Reforma Ensino médio Pará Projeto de vida Currículo Reform High school Life project Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This article, through bibliographic and documentary research, objective to analyze the “Life Project Notebook” formulated by the Pará State Department of Education (SEDUC/PA) within the scope of the implementation of Law Nº. 13.415/2017, better known as “New High School”. To this, it first provides a brief introduction about the context and content of this reform secondary education law. Then, it outlines some notes about the curricular component “Life Project”. Finally, using Discourse Analysis, based on the theory founded by Michel Pêcheux, it proposes an analysis of the "Life Project Notebook" of the State of Pará. |
author_additional |
SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos |
format |
Artigo |
author |
ALMEIDA, Silvano Pereira de |
title |
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
title_short |
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
title_full |
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
title_fullStr |
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
title_full_unstemmed |
O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC |
title_sort |
o “novo ensino médio” no pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da seduc |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7366 |
_version_ |
1829093100854706176 |
score |
11.755432 |