Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará

O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos t...

ver descrição completa

Autor principal: MAIA, Jonara Pina
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7373
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7373
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73732024-10-25T17:25:34Z Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará MAIA, Jonara Pina SOUZA, Sulivan Ferreira de http://lattes.cnpq.br/6453501332505435 https://orcid.org/0000-0003-3391-0265 Etnodesenvolvimento Educação Comunidades Tradicionais Etnodesarrollo Educación Comunidades tradicionales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem. Este trabajo tiene como objetivo identificar los impactos sociales, educativos y emocionales del cierre de la escuela pública São João, en la comunidad de Jararí - Porto de Moz. La escuela no es sólo un lugar de transmisión de conocimientos, sino también un espacio de socialización, de intercambio de saberes tradicionales y valores socioculturales, para alumnos, padres y otros miembros de la comunidad, que aprovechaban el espacio para realizar reuniones, compartir conocimientos y discutir temas de interés para todos. Los datos se recogieron en marzo de 2024 mediante entrevistas a 3 alumnos de entre 13 y 17 años, 2 tutores y 1 anciano, en total 6 personas de la comunidad. Los datos muestran que una de las razones que llevaron al cierre de la Escuela Primaria Municipal São João, en la comunidad de Jararí, fue el coste que estos alumnos representaban para el municipio, que no tuvo en cuenta la identidad de la escuela y las cuestiones inherentes a su realidad. Tampoco tuvo en cuenta la memoria colectiva, la cultura y el sentido de pertenencia a un lugar que se fortalecía en el espacio escolar. El hecho de que los alumnos se trasladen de la comunidad a la zona urbana es uno de los principales factores que dificultan el desarrollo de sus habilidades, así como experimentar tormentas en el río, la temporada de lluvias, levantarse temprano, comer tarde, todo lo cual afecta el proceso de aprendizaje. 2024-10-24T17:55:40Z 2024-10-24T17:55:40Z 2024-08-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAIA, Jonara Pina. Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará. Orientador: Sulivan Ferreira de Souza. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Etnodesenvolvimento) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7373. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7373 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnodesenvolvimento
Educação
Comunidades Tradicionais
Etnodesarrollo
Educación
Comunidades tradicionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
spellingShingle Etnodesenvolvimento
Educação
Comunidades Tradicionais
Etnodesarrollo
Educación
Comunidades tradicionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
MAIA, Jonara Pina
Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
topic_facet Etnodesenvolvimento
Educação
Comunidades Tradicionais
Etnodesarrollo
Educación
Comunidades tradicionales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem.
author_additional SOUZA, Sulivan Ferreira de
author_additionalStr SOUZA, Sulivan Ferreira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MAIA, Jonara Pina
title Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
title_short Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
title_full Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
title_fullStr Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
title_full_unstemmed Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
title_sort impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da comunidade do jararí-porto de moz-pará
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7373
_version_ 1829093101969342464
score 11.753735