/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal
O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciên...
Autor principal: | SILVA, Hércules Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7429 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7429 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74292024-11-15T03:02:47Z Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal SILVA, Hércules Oliveira da SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 CTSA Educação em Ciências Alfabetização Científica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado. 2024-11-14T11:50:31Z 2024-11-14T11:50:31Z 2023-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA,Hércules Oliveira da. Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7429. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7429 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
CTSA Educação em Ciências Alfabetização Científica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
CTSA Educação em Ciências Alfabetização Científica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS SILVA, Hércules Oliveira da Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
topic_facet |
CTSA Educação em Ciências Alfabetização Científica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado. |
author_additional |
SANTOS, Reginaldo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Reginaldo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Hércules Oliveira da |
title |
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
title_short |
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
title_full |
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
title_fullStr |
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal |
title_sort |
percepções sobre o enfoque ciência-tecnologia-sociedade (cts) em licenciandos em ciências biológicas de uma universidade federal |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7429 |
_version_ |
1829093108290158592 |
score |
11.753735 |