Dissertação

O impacto da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na disciplina de Biologia no ensino médio tecnológico

A presente pesquisa destaca pontos relevantes que compõem o cenário da educação tecnológica. No que diz respeito ao pensamento das civilizações acerca de técnica e tecnologia, sua representatividade e desempenho no cotidiano, sobretudo, o desenvolvimento ao longo do tempo. Ademais, os desdobramentos...

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Autor principal: Alves, Felipe Fabian dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5842068200088849
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7148
Resumo:
A presente pesquisa destaca pontos relevantes que compõem o cenário da educação tecnológica. No que diz respeito ao pensamento das civilizações acerca de técnica e tecnologia, sua representatividade e desempenho no cotidiano, sobretudo, o desenvolvimento ao longo do tempo. Ademais, os desdobramentos que culminaram para a instauração da atual conjuntura de educação tecnológica, especificamente, ao modelo educacional correspondente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Entretanto, de maneira perpendicular, os pressupostos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) permeiam a composição do contexto do ensino tecnológico, no sentido de contribuir para o rompimento de antigos paradigmas, mais ainda, na busca de se alcançar uma visão de mundo mais amadurecida e consubstanciada, daí a sua relevante discussão em sala de aula. Diante disso, fez-se necessário promover a investigação se há o estreitamento da relação CTS no ensino tecnológico, sobretudo, no ensino de Biologia para a modalidade de ensino médio integrado. Para tanto, a metodologia traçada sustenta-se nos moldes de pesquisa qualitativa, sendo realizado primeiramente um estudo de caso diagnóstico, por se tratar de uma situação particular. Esse estudo de caso possui características observacionais, a fim de descrever a realidade vivida por professores e alunos inseridos no ambiente dos IFAM’s. Para possibilitar a identificação das lacunas entre o planejamento e a necessidade de se trabalhar os pressupostos de CTS foram realizadas entrevistas com os professores e uma análise documental nos planos de ensino desses professores, resultando em um diagnóstico acerca do estado atual. Essa triangulação foi realizada sob a luz dos pressupostos de Análise Textual Discursiva. Diante disso, detectou-se vários discursos com percepções deturpadas acerca de Ciência e Tecnologia, a dissonância entre as diretrizes de Ensino Médio Tecnológico com a prática de ensino, contudo, a existência de uma discreta relação dos pressupostos de CTS à prática de alguns professores, o que dá indícios da possibilidade de futuros rompimentos em paradigmas sociocientíficos.