Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade

This monograph is the research and reflection of junina gang as a place of affirmation of artist-gangster in postmodernity. Through the mapping method, the theme will be scrutinized from the following problem: how to investigate the identity construction process ofartist-gangster, in its fullness to...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Fernando Nunes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/750
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-750
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7502019-11-13T14:56:49Z Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade SILVA, Fernando Nunes LAVAND, Ana Rosângela Colares http://lattes.cnpq.br/8008206960524275 Danças folclóricas brasileiras Dançarinos - Formação profissional Coreografia (Dança) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This monograph is the research and reflection of junina gang as a place of affirmation of artist-gangster in postmodernity. Through the mapping method, the theme will be scrutinized from the following problem: how to investigate the identity construction process ofartist-gangster, in its fullness to produce / participate in a popular and democratic cultural manifestation as the June gang and his claim locus in postmodernity? With this, the general historical context of the gang as its emergence and influence will be mapped, their arrival in Brazil, its installation in Belem in local and universal dance influences to modernity, imbued with the following Then I will make a mobile mapping Artist in construction processes quadrilhesca identity through relationship / engagement with folk dances and the gang in Piriá the waterfall municipality to extend the city of Bethlehem, specifically the School of Theater and Dance of UFPA (ETDUFPA). Finally, locate the gang as a space for cultural learnings, political and social, the choreographer as a stimulator of dancing bodies in the construction of cultural identity and in particular the assertion of self-artist-gangster in postmodernity. The main theoretical references in this research are: Deleuze and Guattari (1995) on cartography; Chianca (2007), Rabbit (2011), Leal (2004, 2008) and Shelly (1998, 2001) on the context of the gang and popular culture; Bião (2009) on Ethnoscenology; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) and Dantas (1999) on the body; Santos (2011), Hall (2006) on cultural identity in postmodernity; Canclini (2003) on hybrid cultures; Mendes (2004) and Muniz (2011) on postmodernity in dance; Kaeppler (2001) and Keallinohomoku (1998) on the dance anthropology; Ostrower (1987) and Silva (2007) on creativity and networking; Freire (1996) on pedagogy of autonomy. Esta monografia consiste na investigação e reflexão da quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na pós-modernidade. Através do método cartográfico, o tema será esmiuçado a partir da seguinte problemática: como investigar o processo de construção de identidade do artista-quadrilheiro, em sua plenitude de produzir/participar de uma manifestação cultural popular e democrática como a quadrilha junina sendo seu lócus de afirmação na pós-modernidade? Com isto, serão mapeados o contexto histórico geral da quadrilha quanto seu surgimento e influências, sua chegada ao Brasil, sua instalação em Belém do Pará sob influências dançantes locais e universais até a modernidade, imbuído da seguinte Em seguida, farei uma mapeamento móvel do artista em processos de construção da identidade quadrilhesca através da relação/ envolvimento com as danças folclóricas e a quadrilha no munícipio de Cachoeira do Piriá se estendo a cidade de Belém, especificamente na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Por fim, localizo a quadrilha como espaço de aprendizados culturais, políticos e sociais, o coreógrafo como estimulador dos corpos dançantes na construção da identidade cultural e na particularidade a afirmação do euartista-quadrilheiro na pós-modernidade. Como referenciais teóricos principais nesta pesquisa estão: Deleuze e Guatarri (1995) sobre cartografia; Chianca (2007), Coelho (2011), Leal (2004, 2008) e Cascudo (1998, 2001) sobre o contexto da quadrilha e cultura popular; Bião (2009) sobre etnocenologia; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) e Dantas (1999) sobre corpo; Santos (2011), Hall (2006) sobre identidade cultural na pós-modernidade; Canclini (2003) sobre culturas híbridas; Mendes (2004) e Muniz (2011) sobre a pós-modernidade na dança; Kaeppler (2001) e Keallinohomoku (1998) sobre antropologia da dança; Ostrower (1987) e Silva (2007) sobre criatividade e redes de criação; Freire (1996) sobre pedagogia da autonomia. 2018-09-28T14:55:33Z 2018-09-28T14:55:33Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Fernando Nunes. Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade. Orientadora: Ana Rosângela Colares Lavand. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/750. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/750 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Danças folclóricas brasileiras
Dançarinos - Formação profissional
Coreografia (Dança)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Danças folclóricas brasileiras
Dançarinos - Formação profissional
Coreografia (Dança)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
SILVA, Fernando Nunes
Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
topic_facet Danças folclóricas brasileiras
Dançarinos - Formação profissional
Coreografia (Dança)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This monograph is the research and reflection of junina gang as a place of affirmation of artist-gangster in postmodernity. Through the mapping method, the theme will be scrutinized from the following problem: how to investigate the identity construction process ofartist-gangster, in its fullness to produce / participate in a popular and democratic cultural manifestation as the June gang and his claim locus in postmodernity? With this, the general historical context of the gang as its emergence and influence will be mapped, their arrival in Brazil, its installation in Belem in local and universal dance influences to modernity, imbued with the following Then I will make a mobile mapping Artist in construction processes quadrilhesca identity through relationship / engagement with folk dances and the gang in Piriá the waterfall municipality to extend the city of Bethlehem, specifically the School of Theater and Dance of UFPA (ETDUFPA). Finally, locate the gang as a space for cultural learnings, political and social, the choreographer as a stimulator of dancing bodies in the construction of cultural identity and in particular the assertion of self-artist-gangster in postmodernity. The main theoretical references in this research are: Deleuze and Guattari (1995) on cartography; Chianca (2007), Rabbit (2011), Leal (2004, 2008) and Shelly (1998, 2001) on the context of the gang and popular culture; Bião (2009) on Ethnoscenology; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) and Dantas (1999) on the body; Santos (2011), Hall (2006) on cultural identity in postmodernity; Canclini (2003) on hybrid cultures; Mendes (2004) and Muniz (2011) on postmodernity in dance; Kaeppler (2001) and Keallinohomoku (1998) on the dance anthropology; Ostrower (1987) and Silva (2007) on creativity and networking; Freire (1996) on pedagogy of autonomy.
author_additional LAVAND, Ana Rosângela Colares
author_additionalStr LAVAND, Ana Rosângela Colares
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Fernando Nunes
title Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
title_short Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
title_full Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
title_fullStr Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
title_full_unstemmed Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade
title_sort cartoquadrilha em cena: a quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na pós-modernidade
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/750
_version_ 1787154576536764416
score 11.675712