Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História

The present research aims to analyze Multiculturalism in the Araribá project history textbook, “Teacher's Manual” for the 7th year, final years of elementary school, about the temporality of 2008 to 2017. We used as sources the Notices and Guides of the PNLD (National Book and Teaching Material Plan...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Robson Ferreira
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7536
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7536
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75362024-12-18T03:02:26Z O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História MELO, Robson Ferreira SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442 Multiculturalismo Disciplina História Legislação educacional Multiculturalism Subject History Educational legislation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA The present research aims to analyze Multiculturalism in the Araribá project history textbook, “Teacher's Manual” for the 7th year, final years of elementary school, about the temporality of 2008 to 2017. We used as sources the Notices and Guides of the PNLD (National Book and Teaching Material Plan) referring to the period of 2008 and 2017 in addition to 04 printed manuals, these being: Project Araribá 7th year PNLD 2008, Project Araribá 7th year PNLD 2011, Project Araribá 7th year PNLD 2014 and Project Araribá 7th year PNLD 2017 in order to investigate the conceptual approach of Multiculturality in this work. We will use the approach of Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro and Lana Cláudia Fonseca (2018), among others, so that they prioritize the development of discussions about multiculturalism. Finally, it is hoped that through this and other research, multiculturalism can be discussed inside and outside the classroom. Where Laws, Teachers and History Teaching Materials come to provide teaching aimed at consolidating multicultural awareness. A presente pesquisa objetiva-se por analisar o Multiculturalismo no livro didático de história projeto Araribá, “Manual do Professor” do 7º ano, anos finais do ensino fundamental, sobre a temporalidade de 2008 a 2017. Utilizamos como fontes os Editais e os Guias do PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) referente à temporalidade de 2008 e 2017 além de 04 manuais impressos, sendo esses: Projeto Araribá 7º ano PNLD 2008, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2011, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2014 e Projeto Araribá 7º ano PNLD 2017 a fim de averiguar à abordagem conceitual de Multiculturalidade nessa obra. Versaremos pela abordagem de Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro e Lana Cláudia Fonseca (2018), entre outros, afim de que esses privilegiem o desenvolvimento das discussões sobre o multiculturalismo. Por fim, almeja-se que por meio dessa e de outras pesquisas o multiculturalismo possa ser dialogado dentro é fora de sala de aula. Aonde as Leis, os Docentes e os Materiais Didáticos de História venham a proporcionar um ensino voltado a consolidação de uma consciência multicultural. 2024-12-17T20:16:23Z 2024-12-17T20:16:23Z 2024-11-04 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MELO, Robson Ferreira. O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2024. 83 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7536. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7536 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Multiculturalismo
Disciplina
História
Legislação educacional
Multiculturalism
Subject
History
Educational legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
spellingShingle Multiculturalismo
Disciplina
História
Legislação educacional
Multiculturalism
Subject
History
Educational legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
MELO, Robson Ferreira
O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
topic_facet Multiculturalismo
Disciplina
História
Legislação educacional
Multiculturalism
Subject
History
Educational legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
description The present research aims to analyze Multiculturalism in the Araribá project history textbook, “Teacher's Manual” for the 7th year, final years of elementary school, about the temporality of 2008 to 2017. We used as sources the Notices and Guides of the PNLD (National Book and Teaching Material Plan) referring to the period of 2008 and 2017 in addition to 04 printed manuals, these being: Project Araribá 7th year PNLD 2008, Project Araribá 7th year PNLD 2011, Project Araribá 7th year PNLD 2014 and Project Araribá 7th year PNLD 2017 in order to investigate the conceptual approach of Multiculturality in this work. We will use the approach of Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro and Lana Cláudia Fonseca (2018), among others, so that they prioritize the development of discussions about multiculturalism. Finally, it is hoped that through this and other research, multiculturalism can be discussed inside and outside the classroom. Where Laws, Teachers and History Teaching Materials come to provide teaching aimed at consolidating multicultural awareness.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author MELO, Robson Ferreira
title O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
title_short O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
title_full O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
title_fullStr O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
title_full_unstemmed O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
title_sort o conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do manual do professor do projeto araribá de história
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7536
_version_ 1829093128397651968
score 11.753896