/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-apren...
Autor principal: | FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7542 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7542 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75422024-12-20T03:02:26Z O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Recurso Didático Estratégia Didática Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizado contextualizado. Além disso, a música é um recurso didático de baixo custo, podendo tornar o conhecimento mais acessível e significativo, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar pode ser considerada uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições (VI, VII e VIII) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), abordam sobre o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas três edições desse evento, a abordagem sobre música é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos publicados nesse evento abordam sobre o uso de música como estratégia e/ou recurso de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, como mais uma possibilidade eficiente para a promoção do ensino-aprendizagem atrativo, significativo e contextualizado, possível de ser utilizado em diferentes contextos educacionais do ensino escolar. 2024-12-19T13:45:35Z 2024-12-19T13:45:35Z 2023-12-08 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva. O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 26 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7542. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7542 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
topic_facet |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizado contextualizado. Além disso, a música é um recurso didático de baixo custo, podendo tornar o conhecimento mais acessível e significativo, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar pode ser considerada uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições (VI, VII e VIII) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), abordam sobre o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas três edições desse evento, a abordagem sobre música é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos publicados nesse evento abordam sobre o uso de música como estratégia e/ou recurso de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, como mais uma possibilidade eficiente para a promoção do ensino-aprendizagem atrativo, significativo e contextualizado, possível de ser utilizado em diferentes contextos educacionais do ensino escolar. |
author_additional |
SANTOS, Reginaldo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Reginaldo dos |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva |
title |
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_short |
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_full |
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_fullStr |
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_full_unstemmed |
O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_sort |
o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de ciências e/ou biologia: o que dizem os trabalhos publicados no vi, vii e viii encontro nacional de ensino de biologia (enebio) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7542 |
_version_ |
1829093129331933184 |
score |
11.755432 |