Dissertação

Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano

Este Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdiscip...

ver descrição completa

Autor principal: Maciel, Tamirys Adriane Mendes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2037839997190467
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
Resumo:
Este Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdisciplinar de Física e Biologia, poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no corpo humano?”; que nos remeteu as seguintes questões norteadoras: 1) Que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade para o estudo da energia no corpo humano?; 2) Que proposta metodológica interdisciplinar poderia ser desenhada para o estudo da Energia no Corpo Humano?; 3) Quais estratégias interdisciplinares estão sendo utilizadas pelos professores de Física e biologia em sala de aula?; 4) De que Maneira a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo interdisciplinar da Energia no corpo humano?; e que para tal temos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade voltada para o estudo da Energia no Corpo Humano; 2) Desenhar uma proposta metodológica que utilize a interdisciplinaridade para o estudo da Energia no Corpo Humano;3) Fazer o levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; 4) Analisar como a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo da Energia no Corpo Humano; que será realizado em quatro momentos: No primeiro momento, foi feita uma sondagem inicial, através de uma pesquisa bibliográfica; no segundo momento, fez-se o desenho de uma metodologia que utilizou como estratégia de ensino a interdisciplinaridade de Física e Biologia para o estudo da Energia no Corpo Humano. no terceiro momento, fez-se levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; e no quarto momento, fez-se a implementação da proposta metodológica desenhada para analisar a sua efetividade ao estudo da Energia no Corpo Humano; para a coleta de dados utilizou-se: no terceiro momento, uma entrevista inicial de perguntas abertas com os professores e no quarto momento um uma entrevista final com os professores e um questionário estruturado inicial e final com os alunos antes e após a implementação. Para verificar a aprendizagem, fez-se em cada uma das três atividades uma avaliação inicial e final; e o tratamento dos dados foi através de: 1) Análise de Conteúdo e Categorização para as entrevistas de perguntas abertas; 2) Análise Estatística, com utilização da escala Likert para os questionários estruturados e uso do programa Excel para a construção dos gráficos e interpretação das respostas dos alunos nos questionários; 3) Quadro de associação de ideias, para as análises cruzadas, 4) Tamanho de Efeito da teoria de Cohen (d) para medir o grau de significância. Traz como contribuição Científica o desenho de uma proposta interdisciplinar para utilização em sala de aula. A justificativa dessa pesquisa é pelo interesse da melhoria da qualidade do ensino; pela contribuição com uma estratégia de aplicação interdisciplinar ao estudo da energia no corpo humano; e proporcionar discussões para novas pesquisas e propostas didático-pedagógicas. Desta forma defendemos que “Uma estratégia interdisciplinar de Física e biologia pode contribuir significativamente para o estudo da energia no corpo humano”, e os resultados que esperamos alcançar é que a metodologia desenhada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Física e biologia.