Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança

O presente estudo se dedica a analisar como se dá o processo de formação de bailarinos pelo método Royal Academy of Dance a partir da Ballare escola de Dança, instituição de ensino do ballet clássico existente na cidade de Belém-PA. Para atingir esse objetivo, traça uma breve trajetória do ballet cl...

ver descrição completa

Autor principal: DINIZ, Willame Dantas
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/755
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-755
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7552019-11-13T14:54:55Z O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança DINIZ, Willame Dantas LAVAND, Ana Rosângela Colares http://lattes.cnpq.br/8008206960524275 Dança moderna Balé (Dança) Bailarinas - Formação profissional CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA O presente estudo se dedica a analisar como se dá o processo de formação de bailarinos pelo método Royal Academy of Dance a partir da Ballare escola de Dança, instituição de ensino do ballet clássico existente na cidade de Belém-PA. Para atingir esse objetivo, traça uma breve trajetória do ballet clássico em sua formação enquanto gênero de dança na Europa, seu crescimento e subdivisão em escolas em variados países, e a criação da Royal Academy of Dance enquanto um método característico. Aponta o papel da professora Ana Rosa Crispino enquanto bailarina, professora e finalmente dona de uma escola vinculada a esse método em Belém do Pará. Por fim, analisa a formação de bailarinos segundo este método no nível vocacional no grau Intermediate Foundation, onde se define a vocação para bailarinos. Nessa etapa de trabalho fez-se uso de questionários semiestruturados aplicados aos alunos e ex-alunos da Ballare Escola de dança, buscando perceber suas impressões sobre esse processo de formação. Os resultados apontam para as dificuldades em seguir o programa de aulas em sua riqueza de detalhes, a relação com a língua estrangeira (inglês e francês), mas mostram também satisfação com os resultados das aulas observados na limpeza de movimentos feitos após a prática cotidiana das aulas segundo o método da RAD, bem como com o reconhecimento do diploma ofertado por esta instituição perante o mercado da dança nacional e internacional. 2018-10-01T14:17:52Z 2018-10-01T14:17:52Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DINIZ, Willame Dantas. O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança. Orientadora: Ana Rosângela Colares Lavand. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/755. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/755 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança moderna
Balé (Dança)
Bailarinas - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança moderna
Balé (Dança)
Bailarinas - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
DINIZ, Willame Dantas
O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
topic_facet Dança moderna
Balé (Dança)
Bailarinas - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description O presente estudo se dedica a analisar como se dá o processo de formação de bailarinos pelo método Royal Academy of Dance a partir da Ballare escola de Dança, instituição de ensino do ballet clássico existente na cidade de Belém-PA. Para atingir esse objetivo, traça uma breve trajetória do ballet clássico em sua formação enquanto gênero de dança na Europa, seu crescimento e subdivisão em escolas em variados países, e a criação da Royal Academy of Dance enquanto um método característico. Aponta o papel da professora Ana Rosa Crispino enquanto bailarina, professora e finalmente dona de uma escola vinculada a esse método em Belém do Pará. Por fim, analisa a formação de bailarinos segundo este método no nível vocacional no grau Intermediate Foundation, onde se define a vocação para bailarinos. Nessa etapa de trabalho fez-se uso de questionários semiestruturados aplicados aos alunos e ex-alunos da Ballare Escola de dança, buscando perceber suas impressões sobre esse processo de formação. Os resultados apontam para as dificuldades em seguir o programa de aulas em sua riqueza de detalhes, a relação com a língua estrangeira (inglês e francês), mas mostram também satisfação com os resultados das aulas observados na limpeza de movimentos feitos após a prática cotidiana das aulas segundo o método da RAD, bem como com o reconhecimento do diploma ofertado por esta instituição perante o mercado da dança nacional e internacional.
author_additional LAVAND, Ana Rosângela Colares
author_additionalStr LAVAND, Ana Rosângela Colares
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DINIZ, Willame Dantas
title O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
title_short O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
title_full O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
title_fullStr O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
title_full_unstemmed O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança
title_sort o processo de formação de bailarinos pelo método da royal academy of dance a partir da ballare escola de dança
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/755
_version_ 1787154577285447680
score 11.753896