/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental
O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspect...
Autor principal: | LOPES, Felipe Gonçalves |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7630 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7630 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76302025-01-17T03:02:25Z Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental LOPES, Felipe Gonçalves LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Estatística Pandemia Aprendizagem matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas. 2025-01-16T17:31:59Z 2025-01-16T17:31:59Z 2024-02-27 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia LOPES, Felipe Gonçalves. Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Maria Lídia Paula Ledoux. 2024. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7630. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7630 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estatística Pandemia Aprendizagem matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Estatística Pandemia Aprendizagem matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA LOPES, Felipe Gonçalves Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Estatística Pandemia Aprendizagem matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas
do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o
rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino
fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o
comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço
temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa
exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da
Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área
do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da
compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O
trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática,
que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino
proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram
que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que
tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as
dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento,
não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para
com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino
Fundamental investigadas. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
LOPES, Felipe Gonçalves |
title |
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
title_short |
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7630 |
_version_ |
1829093145841762304 |
score |
11.753735 |