Artigo

Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos

This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese lang...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Soraya Cristina
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7652
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76522025-01-25T03:02:33Z Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos MORAES, Soraya Cristina CRUZ, Eder Barbosa http://lattes.cnpq.br/0888338690324145 Língua Portuguesa (L2) Língua de Sinais Emergentes Portuguese Language (L2) Emergent Sign CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese language teaching for deaf who do not master Brazilian Sign Language throughout Emergent Sign Language is possible since the teaching methodologies are adapted of course. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas. 2025-01-23T15:43:42Z 2025-01-23T15:43:42Z 2018-03-22 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo MORAES, Soraya Cristina. Ensino de língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos. 2018. [19] f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: ttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652 Acesso Aberto Enviado por email: bibletras@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Língua Portuguesa (L2)
Língua de Sinais Emergentes
Portuguese Language (L2)
Emergent Sign
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Língua Portuguesa (L2)
Língua de Sinais Emergentes
Portuguese Language (L2)
Emergent Sign
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
MORAES, Soraya Cristina
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
topic_facet Língua Portuguesa (L2)
Língua de Sinais Emergentes
Portuguese Language (L2)
Emergent Sign
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese language teaching for deaf who do not master Brazilian Sign Language throughout Emergent Sign Language is possible since the teaching methodologies are adapted of course.
author_additional CRUZ, Eder Barbosa
author_additionalStr CRUZ, Eder Barbosa
format Artigo
author MORAES, Soraya Cristina
title Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
title_short Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
title_full Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
title_fullStr Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
title_sort ensino de língua portuguesa para surdos que não dominam a libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da educação de jovens e adultos
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652
_version_ 1829093195671142400
score 11.753896