/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos
This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese lang...
Autor principal: | MORAES, Soraya Cristina |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7652 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76522025-01-25T03:02:33Z Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos MORAES, Soraya Cristina CRUZ, Eder Barbosa http://lattes.cnpq.br/0888338690324145 Língua Portuguesa (L2) Língua de Sinais Emergentes Portuguese Language (L2) Emergent Sign CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese language teaching for deaf who do not master Brazilian Sign Language throughout Emergent Sign Language is possible since the teaching methodologies are adapted of course. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas. 2025-01-23T15:43:42Z 2025-01-23T15:43:42Z 2018-03-22 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo MORAES, Soraya Cristina. Ensino de língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos. 2018. [19] f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: ttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652 Acesso Aberto Enviado por email: bibletras@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Língua Portuguesa (L2) Língua de Sinais Emergentes Portuguese Language (L2) Emergent Sign CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Língua Portuguesa (L2) Língua de Sinais Emergentes Portuguese Language (L2) Emergent Sign CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS MORAES, Soraya Cristina Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
topic_facet |
Língua Portuguesa (L2) Língua de Sinais Emergentes Portuguese Language (L2) Emergent Sign CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This paper aims at to discuss Portuguese language teaching methodologies for deaf who do not master Brazilian Sign Language. For this purpose a participant research was lead during eighteen months with a deaf learner who did not master Brazilian Sign Language. The results showed that Portuguese language teaching for deaf who do not master Brazilian Sign Language throughout Emergent Sign Language is possible since the teaching methodologies are adapted of course. |
author_additional |
CRUZ, Eder Barbosa |
author_additionalStr |
CRUZ, Eder Barbosa |
format |
Artigo |
author |
MORAES, Soraya Cristina |
title |
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
title_short |
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
title_full |
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos |
title_sort |
ensino de língua portuguesa para surdos que não dominam a libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da educação de jovens e adultos |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7652 |
_version_ |
1829093195671142400 |
score |
11.753896 |