Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática

In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great difficulties in the construction of their mathemat...

ver descrição completa

Autor principal: VIDAL, Claudecy Welyton Correa
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7675
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76752025-02-01T03:02:25Z Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática VIDAL, Claudecy Welyton Correa GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen http://lattes.cnpq.br/6103683965789982 Gamificação Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Gamification Active methodologies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great difficulties in the construction of their mathematical knowledge. Taking into account this problem, this work is theoretical in nature and aims to investigate whether gamification, as an Active Learning Methodology, contributes to the process of teaching and learning Mathematics. As the forms of active methodologies are broad, gamification was selected as a focus among the other structures, which has gained visibility for its ability to create meaningful experiences when applied in contexts of everyday life. The results show that the use of gamification as a teaching tool arouses greater interest of students. In addition to providing students with the development of other skills in the construction of their knowledge, through the experiences experienced in the classes. No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas. 2025-01-31T17:26:16Z 2025-01-31T17:26:16Z 2022-07-18 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia VIDAL, Claudecy Welyton Correa. Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Orientador: Marcos Vinícius Orguen Gouvêa. 2022. 45 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gamificação
Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Gamification
Active methodologies
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Gamificação
Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Gamification
Active methodologies
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
VIDAL, Claudecy Welyton Correa
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
topic_facet Gamificação
Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Gamification
Active methodologies
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great difficulties in the construction of their mathematical knowledge. Taking into account this problem, this work is theoretical in nature and aims to investigate whether gamification, as an Active Learning Methodology, contributes to the process of teaching and learning Mathematics. As the forms of active methodologies are broad, gamification was selected as a focus among the other structures, which has gained visibility for its ability to create meaningful experiences when applied in contexts of everyday life. The results show that the use of gamification as a teaching tool arouses greater interest of students. In addition to providing students with the development of other skills in the construction of their knowledge, through the experiences experienced in the classes.
author_additional GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen
author_additionalStr GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author VIDAL, Claudecy Welyton Correa
title Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_short Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_full Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_fullStr Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_sort contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675
_version_ 1829093211695480832
score 11.753735