/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great difficulties in the construction of their mathemat...
Autor principal: | VIDAL, Claudecy Welyton Correa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76752025-02-01T03:02:25Z Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática VIDAL, Claudecy Welyton Correa GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen http://lattes.cnpq.br/6103683965789982 Gamificação Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Gamification Active methodologies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great difficulties in the construction of their mathematical knowledge. Taking into account this problem, this work is theoretical in nature and aims to investigate whether gamification, as an Active Learning Methodology, contributes to the process of teaching and learning Mathematics. As the forms of active methodologies are broad, gamification was selected as a focus among the other structures, which has gained visibility for its ability to create meaningful experiences when applied in contexts of everyday life. The results show that the use of gamification as a teaching tool arouses greater interest of students. In addition to providing students with the development of other skills in the construction of their knowledge, through the experiences experienced in the classes. No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas. 2025-01-31T17:26:16Z 2025-01-31T17:26:16Z 2022-07-18 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia VIDAL, Claudecy Welyton Correa. Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Orientador: Marcos Vinícius Orguen Gouvêa. 2022. 45 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Gamificação Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Gamification Active methodologies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Gamificação Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Gamification Active methodologies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA VIDAL, Claudecy Welyton Correa Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
topic_facet |
Gamificação Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Gamification Active methodologies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
In the current scenario of Brazilian education, it has become evident the need to
apply new ways of promoting mathematical learning, even though in some cases
traditional didactics can be considered efficient, still persist students with great
difficulties in the construction of their mathematical knowledge. Taking into account
this problem, this work is theoretical in nature and aims to investigate whether
gamification, as an Active Learning Methodology, contributes to the process of
teaching and learning Mathematics. As the forms of active methodologies are broad,
gamification was selected as a focus among the other structures, which has gained
visibility for its ability to create meaningful experiences when applied in contexts of
everyday life. The results show that the use of gamification as a teaching tool
arouses greater interest of students. In addition to providing students with the
development of other skills in the construction of their knowledge, through the
experiences experienced in the classes. |
author_additional |
GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen |
author_additionalStr |
GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
VIDAL, Claudecy Welyton Correa |
title |
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_short |
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full |
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_sort |
contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7675 |
_version_ |
1829093211695480832 |
score |
11.753735 |