Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008

The inclusion and appreciation of indigenous cultures in the school curriculum have gained prominence in recent decades, especially following the enactment of Law 11.645/2008, which mandates the incorporation of content related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Basic Education....

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Wellester Ramos da
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7685
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7685
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76852025-02-10T13:17:23Z A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008 SILVA, Wellester Ramos da SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 https://orcid.org/0000-0002-2734-5442 História Educação Culturas indígenas Representatividade Lei 11.645/2008 History Education Indigenous cultures Representativity Law 11.645/2008 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA The inclusion and appreciation of indigenous cultures in the school curriculum have gained prominence in recent decades, especially following the enactment of Law 11.645/2008, which mandates the incorporation of content related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Basic Education. This research aims to analyze how indigenous peoples are represented in the didactic books from the collection “História Sociedade & Cidadania” by Alfredo Boulos, used in the municipality of Tucuruí between 2020 and 2023. The investigation seeks to determine whether the indigenous representations in these materials are adequate to promote a balanced and informed understanding of indigenous cultures, in accordance with current legislation. The central hypothesis posits that, despite legislative advances, the representation of indigenous peoples in didactic materials remains insufficient, impacting the cultural identity formation of students and the preservation of historical knowledge among indigenous populations. Furthermore, the research explores the cultural diversity presented and suggests the inclusion of local complementary materials to enrich the educational process. This study contributes to the promotion of a more inclusive and representative education, valuing indigenous cultural diversity and reinforcing the need for a respectful and authentic pedagogical approach. A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica. 2025-02-04T13:14:33Z 2025-02-04T13:14:33Z 2024-11-05 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia SILVA, Wellester Ramos da. A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2024. 45 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Faculdade de História, Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7685. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7685 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic História
Educação
Culturas indígenas
Representatividade
Lei 11.645/2008
History
Education
Indigenous cultures
Representativity
Law 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
spellingShingle História
Educação
Culturas indígenas
Representatividade
Lei 11.645/2008
History
Education
Indigenous cultures
Representativity
Law 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
SILVA, Wellester Ramos da
A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
topic_facet História
Educação
Culturas indígenas
Representatividade
Lei 11.645/2008
History
Education
Indigenous cultures
Representativity
Law 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
description The inclusion and appreciation of indigenous cultures in the school curriculum have gained prominence in recent decades, especially following the enactment of Law 11.645/2008, which mandates the incorporation of content related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Basic Education. This research aims to analyze how indigenous peoples are represented in the didactic books from the collection “História Sociedade & Cidadania” by Alfredo Boulos, used in the municipality of Tucuruí between 2020 and 2023. The investigation seeks to determine whether the indigenous representations in these materials are adequate to promote a balanced and informed understanding of indigenous cultures, in accordance with current legislation. The central hypothesis posits that, despite legislative advances, the representation of indigenous peoples in didactic materials remains insufficient, impacting the cultural identity formation of students and the preservation of historical knowledge among indigenous populations. Furthermore, the research explores the cultural diversity presented and suggests the inclusion of local complementary materials to enrich the educational process. This study contributes to the promotion of a more inclusive and representative education, valuing indigenous cultural diversity and reinforcing the need for a respectful and authentic pedagogical approach.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author SILVA, Wellester Ramos da
title A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
title_short A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
title_full A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
title_fullStr A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
title_full_unstemmed A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
title_sort representação dos povos indígenas em livros didáticos de história: uma análise com base na lei 11.645/2008
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7685
_version_ 1829093220516102144
score 11.753735