Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra

Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolve...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Deise Conceição
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-788
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7882020-05-11T19:57:45Z Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra COSTA, Deise Conceição SILVA, José Geraldo Gonçalves da http://lattes.cnpq.br/0680669960875075 Álgebra Aprendizagem Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2018-10-05T16:33:33Z 2018-10-05T16:33:33Z 2018-07-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Deise Conceição. Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Álgebra
Aprendizagem
Ensino
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Álgebra
Aprendizagem
Ensino
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
COSTA, Deise Conceição
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
topic_facet Álgebra
Aprendizagem
Ensino
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.
author_additional SILVA, José Geraldo Gonçalves da
author_additionalStr SILVA, José Geraldo Gonçalves da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Deise Conceição
title Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
title_short Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
title_full Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
title_fullStr Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
title_full_unstemmed Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
title_sort resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788
_version_ 1787154582569222144
score 11.753896