/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolve...
Autor principal: | COSTA, Deise Conceição |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-788 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7882020-05-11T19:57:45Z Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra COSTA, Deise Conceição SILVA, José Geraldo Gonçalves da http://lattes.cnpq.br/0680669960875075 Álgebra Aprendizagem Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2018-10-05T16:33:33Z 2018-10-05T16:33:33Z 2018-07-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Deise Conceição. Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Álgebra Aprendizagem Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Álgebra Aprendizagem Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS COSTA, Deise Conceição Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
topic_facet |
Álgebra Aprendizagem Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos. |
author_additional |
SILVA, José Geraldo Gonçalves da |
author_additionalStr |
SILVA, José Geraldo Gonçalves da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Deise Conceição |
title |
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
title_short |
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
title_full |
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
title_fullStr |
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
title_sort |
resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788 |
_version_ |
1787154582569222144 |
score |
11.753896 |