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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem da matemática
Este trabalho parte da indagação inicial: que elementos evidenciam a relação afetivo-emocional de professores de Matemática e estudantes do ensino fundamental? Para tanto, tem como objetivo analisar a realidade da relação professor e aluno das turmas: 7º e 8º ano, do turno vespertino, de uma Escola...
Autor principal: | TORRES, Anderson Luís Rocha |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7912020-05-11T19:51:43Z Relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem da matemática TORRES, Anderson Luís Rocha SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 Matemática - Estudo e ensino Afetividade Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho parte da indagação inicial: que elementos evidenciam a relação afetivo-emocional de professores de Matemática e estudantes do ensino fundamental? Para tanto, tem como objetivo analisar a realidade da relação professor e aluno das turmas: 7º e 8º ano, do turno vespertino, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Castanhal/PA, considerando as relações afetivas entre os mesmos como um fator essencial no processo de construção do conhecimento no ensino da Matemática, visando à interferência positiva e/ou negativa que este processo pode proporcionar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir do Projeto de Extensão “Ensino-Aprendizagem: rompendo velhos paradigmas em busca de novos saberes” da Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa parceria com um Projeto da escola pesquisada denominado “Tempo ocioso por tempo de aprendizagem”. A referida pesquisa foi realizada em duas etapas, a aplicação de questionários padronizados para o diagnóstico inicial, seguida de observações cotidianas para o levantamento de dados e a partir destes, com embasamento teórico. Chegou-se à conclusão que a falta de boas relações afetivas e a metodologia descontextualizada utilizada pelo professor, são alguns dos fatores determinantes de forma negativa na aprendizagem Matemática. 2018-10-05T17:47:50Z 2018-10-05T17:47:50Z 2018-08-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TORRES, Anderson Luís Rocha. Relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/791. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/791 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Este trabalho parte da indagação inicial: que elementos evidenciam a relação afetivo-emocional de professores de Matemática e estudantes do ensino fundamental? Para tanto, tem como objetivo analisar a realidade da relação professor e aluno das turmas: 7º e 8º ano, do turno vespertino, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Castanhal/PA, considerando as relações afetivas entre os mesmos como um fator essencial no processo de construção do conhecimento no ensino da Matemática, visando à interferência positiva e/ou negativa que este processo pode proporcionar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir do Projeto de Extensão “Ensino-Aprendizagem: rompendo velhos paradigmas em busca de novos saberes” da Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa parceria com um Projeto da escola pesquisada denominado “Tempo ocioso por tempo de aprendizagem”. A referida pesquisa foi realizada em duas etapas, a aplicação de questionários padronizados para o diagnóstico inicial, seguida de observações cotidianas para o levantamento de dados e a partir destes, com embasamento teórico. Chegou-se à conclusão que a falta de boas relações afetivas e a metodologia descontextualizada utilizada pelo professor, são alguns dos fatores determinantes de forma negativa na aprendizagem Matemática. |
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