Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Humanizando a matemática : uma ciência exata imprescindível nas relações humanas

Dada à proporção que a disciplina matemática exerce no cotidiano das pessoas e, ainda na formação acadêmica das mesmas, faz-se necessário uma abordagem transparente e límpida capaz de desmistificar o peso dado a essa disciplina. Uma vez que, em síntese, ao se falar de matemática as pessoas tendem a...

ver descrição completa

Autor principal: NOJOSA, Antonio Junior Bezerra de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/793
Resumo:
Dada à proporção que a disciplina matemática exerce no cotidiano das pessoas e, ainda na formação acadêmica das mesmas, faz-se necessário uma abordagem transparente e límpida capaz de desmistificar o peso dado a essa disciplina. Uma vez que, em síntese, ao se falar de matemática as pessoas tendem a se manifestar com pavor e, até mesmo com desdenho visto a complexidade empreendida ao longo dos tempos. Onde se rotulou de complicada e desnecessária no dia-a-dia o conhecimento da matemática. Nesse sentido, busca-se como perspectiva do estudo, esmiuçar o interesse pelo aprender e ensinar a matemática, bem como expandir suas áreas de atuação profissional fomentando a procura pelo Curso. Consolidando a relevância desse profissional, estimulando a formação de novos profissionais e visando aumentar a satisfação de aprender e estudar a matemática. Para tal, serão apresentados conteúdos teóricos significativos acerca da temática apresentada, como forma metodológica de convencimento, além da coleta de informações através de pesquisas bibliográficas, estudos digitais, e experiências vivenciadas e compartilhadas pelos diversos momentos vividos durante o aprendizado em sala de aula, enfim debates promissores. Que visam como resultado, entre outros, a redenção social frente aos benefícios e conhecimentos adquiridos com a matemática, por meio da explanação mais simples e pormenorizada possível.