/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que prát...
Autor principal: | BARROS, Bruno Ricardo de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7349 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática
e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da
agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as
práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e
conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da
feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do
município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou
agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área
urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo
de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram
empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir
de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o
pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso,
caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os
conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da
Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante,
destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que
comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos
em aulas de Matemática. |