Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará

The present work results from a historical-ethnographic research about the “circle” of Instituto Ocara’s Circle Dance of People, such as it was used to be practiced in the Instituto de Artes do Pará, in Belém, in the year of 2010. The theoretical references are based, principally, in Anthropology of...

ver descrição completa

Autor principal: TABORDA, Monike Christina
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/807
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-807
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-8072019-09-21T03:00:38Z Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará TABORDA, Monike Christina CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes http://lattes.cnpq.br/2551648142775344 Dança - Belém (PA) Danças circulares sagradas - Belém (PA) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The present work results from a historical-ethnographic research about the “circle” of Instituto Ocara’s Circle Dance of People, such as it was used to be practiced in the Instituto de Artes do Pará, in Belém, in the year of 2010. The theoretical references are based, principally, in Anthropology of Dance, Ritual Ethnology, Performance Studies and Anthropology of Expirience, epistemological fields that north the interpretation of this dancing culture. The historical approach (diachronic) describes the cultural matrixes of creation and affirmation of Sacred Circle Dance, in the world and in Brazil; while the anthropological approach (synchronic) analyses and interprets socio-cultural elements and aspects constitutive of the “circle”, identified from the “participating-observation” and from the “observation-participating” of the researcher, in her direct contact with the practical culture. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa histórico-etnográfica da “roda” de Danças Circulares dos Povos do Instituto Ocara (IO), tal como costumava ser praticada no Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém, no ano de 2010. Os referenciais teóricos baseiam-se, principalmente, na Antropologia da Dança, na Etnologia Ritual, nos Estudos da Performance e na Antropologia da Experiência, campos epistemológicos que nortearam a interpretação desta cultura dançante. A abordagem histórica (diacrônica) descreve as matrizes culturais de criação e afirmação das Danças Circulares Sagradas, no mundo e no Brasil; enquanto a abordagem antropológica (sincrônica) analisa e interpreta elementos e aspectos socioculturais constitutivos da “roda”, identificáveis a partir da “observação-participante” e da “participação-observante” da pesquisadora, em seu contato direto com a cultura praticante. 2018-10-09T16:40:05Z 2018-10-09T16:40:05Z 2011-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TABORDA, Monike Christina. Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/807. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/807 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Belém (PA)
Danças circulares sagradas - Belém (PA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Belém (PA)
Danças circulares sagradas - Belém (PA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
TABORDA, Monike Christina
Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
topic_facet Dança - Belém (PA)
Danças circulares sagradas - Belém (PA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description The present work results from a historical-ethnographic research about the “circle” of Instituto Ocara’s Circle Dance of People, such as it was used to be practiced in the Instituto de Artes do Pará, in Belém, in the year of 2010. The theoretical references are based, principally, in Anthropology of Dance, Ritual Ethnology, Performance Studies and Anthropology of Expirience, epistemological fields that north the interpretation of this dancing culture. The historical approach (diachronic) describes the cultural matrixes of creation and affirmation of Sacred Circle Dance, in the world and in Brazil; while the anthropological approach (synchronic) analyses and interprets socio-cultural elements and aspects constitutive of the “circle”, identified from the “participating-observation” and from the “observation-participating” of the researcher, in her direct contact with the practical culture.
author_additional CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
author_additionalStr CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TABORDA, Monike Christina
title Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
title_short Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
title_full Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
title_fullStr Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
title_full_unstemmed Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará
title_sort roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de danças circulares do instituto ocara em belém do pará
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/807
_version_ 1787154585711804416
score 11.753896