Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil

O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por...

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Autor principal: SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/811
Resumo:
O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro.