/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil
O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por...
Autor principal: | SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/811 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-811 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-8112019-11-12T15:21:05Z “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda http://lattes.cnpq.br/8113463304089178 Teatro - Estudo e ensino Teatro e crianças Teatro - Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro. Este estudio nos lleva a entender que los juegos teatrales son juegos de estructuras utilizadas en la formación de actores y en el contexto educativo. El presente trabajo tiene como objetivo analizar como el método de los juegos teatrales ayudó a crear el espectáculo teatral “Corre que lá vem ela”, puesta en escena por los niños del curso de teatro en La Escuela de Teatro y Danza de la UFPA (ETDUFPA) en noviembre de 2014. Por lo tanto, hubo um taller de juegos de teatro dirigida, se llevó a cabo con vistas a la análisis del processo pedagógico de la creación de escenas, enlas que estoy en la condición de investigadora participante. La base teórica de esta investigación se basa em Spolin (1992), (2010) (2012) (2013), Piaget (1990), Vygotsky (1998) y Stanislavski (2004). La investigación tiene como objetivo responder en dos secciones: Una rayuela de varias casas, que lo muestra el proceso de maduración Del juego practicado por los niños y Dónde? ¿Quién y qué? El que presenta los sujetos de la investigación, el taller de juegos teatrales y estructura dramática adoptadas em la construcción de escenas. Se utilizó la técnica de recolección de datos, cuestionario a los participantes y entrevistas.Se observó al final de la investigación que el método de juegos teatrales permitió la construcción de una dramaturgia donde los niños son reconocidos como creadores, que contextualiza sus experiencias y su cultura, donde la riqueza de este proceso se le dio por la acción, la observación y la práctica de la reflexión sobre el teatro. 2018-10-10T15:12:53Z 2018-10-10T15:12:53Z 2016-04-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos. “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil. Orientadora: Patrícia Mara de Miranda Pinheiro. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/811. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/811 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Teatro - Estudo e ensino Teatro e crianças Teatro - Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
spellingShingle |
Teatro - Estudo e ensino Teatro e crianças Teatro - Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
topic_facet |
Teatro - Estudo e ensino Teatro e crianças Teatro - Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
description |
O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua
relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro. |
author_additional |
PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda |
author_additionalStr |
PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos |
title |
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
title_short |
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
title_full |
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
title_fullStr |
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
title_full_unstemmed |
“Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
title_sort |
“corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/811 |
_version_ |
1787154586440564736 |
score |
11.755432 |