/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia...
Autor principal: | SILVA, Aline Suely Rodrigues da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-919 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9192018-12-29T03:00:30Z O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio SILVA, Aline Suely Rodrigues da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Currículos Professores - Formação Estudantes universitários Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Mãe do Rio (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena. 2018-12-28T15:12:49Z 2018-12-28T15:12:49Z 2018-11-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Aline Suely Rodrigues da. O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Currículos Professores - Formação Estudantes universitários Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Mãe do Rio (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Currículos Professores - Formação Estudantes universitários Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Mãe do Rio (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA, Aline Suely Rodrigues da O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
topic_facet |
Currículos Professores - Formação Estudantes universitários Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Mãe do Rio (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena. |
author_additional |
RIBEIRO, Madison Rocha |
author_additionalStr |
RIBEIRO, Madison Rocha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Aline Suely Rodrigues da |
title |
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
title_short |
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
title_full |
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
title_fullStr |
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
title_full_unstemmed |
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio |
title_sort |
o currículo do curso de pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da ufpa / mãe do rio |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919 |
_version_ |
1787154601593536512 |
score |
11.753735 |