Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio

Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Aline Suely Rodrigues da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-919
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9192018-12-29T03:00:30Z O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio SILVA, Aline Suely Rodrigues da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Currículos Professores - Formação Estudantes universitários Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia Mãe do Rio (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena. 2018-12-28T15:12:49Z 2018-12-28T15:12:49Z 2018-11-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Aline Suely Rodrigues da. O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Currículos
Professores - Formação
Estudantes universitários
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Mãe do Rio (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Currículos
Professores - Formação
Estudantes universitários
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Mãe do Rio (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Aline Suely Rodrigues da
O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
topic_facet Currículos
Professores - Formação
Estudantes universitários
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Mãe do Rio (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Aline Suely Rodrigues da
title O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
title_short O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
title_full O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
title_fullStr O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
title_full_unstemmed O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
title_sort o currículo do curso de pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da ufpa / mãe do rio
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919
_version_ 1787154601593536512
score 11.753735