/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais
O presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e apren...
Autor principal: | LIMA, Caren Neves |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-920 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9202018-12-29T03:00:27Z O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais LIMA, Caren Neves ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Educação infantil Ludicidade Jogos educativos Brincadeiras Criatividade (Educação) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças das séries iniciais utilizando o lúdico como ferramenta. Para tanto além do caderno de campo usado no percurso do estágio que gerou uma base de dados, também foi realizado um diálogo com a professora regente. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa, realizada em uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em termos de resultado ficou evidente que a professora reconhece a importância da ludicidade na educação das crianças e trabalha no sentido de garantir o acesso das mesmas a atividades dessa natureza, contudo com muitas dificuldades, tendo que pagar o custo da produção desses materiais. Ficou evidente também o distanciamento do poder público em relação a responsabilidade de adquirir jogos que sirvam como ferramenta pedagógica no cotidiano da escola. 2018-12-28T15:30:18Z 2018-12-28T15:30:18Z 2018-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Caren Neves. O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação infantil Ludicidade Jogos educativos Brincadeiras Criatividade (Educação) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação infantil Ludicidade Jogos educativos Brincadeiras Criatividade (Educação) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS LIMA, Caren Neves O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
topic_facet |
Educação infantil Ludicidade Jogos educativos Brincadeiras Criatividade (Educação) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças das séries iniciais utilizando o lúdico como ferramenta. Para tanto além do caderno de campo usado no percurso do estágio que gerou uma base de dados, também foi realizado um diálogo com a professora regente. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa, realizada em uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em termos de resultado ficou evidente que a professora reconhece a importância da ludicidade na educação das crianças e trabalha no sentido de garantir o acesso das mesmas a atividades dessa natureza, contudo com muitas dificuldades, tendo que pagar o custo da produção desses materiais. Ficou evidente também o distanciamento do poder público em relação a responsabilidade de adquirir jogos que sirvam como ferramenta pedagógica no cotidiano da escola. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Caren Neves |
title |
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
title_short |
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
title_full |
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
title_fullStr |
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
title_sort |
o lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920 |
_version_ |
1787154601898672128 |
score |
11.753735 |